Mais
×

Como fazer um chapéu de piloto para fantasias

Atualizado em 23 março, 2017

Ao longo da história, vários pilotos famosos utilizaram os antigos gorros de aviação. Esses equipamentos complementavam de maneiras distintas o vestuário de pilotos como Charles Lindbergh e Amelia Earhart. Junte os blusões e os óculos de proteção para completar o visual. Termine sua fantasia fazendo um gorro desses por conta própria, que tenha a medida certa de sua cabeça e que seja parecido com os originais utilizados por vários pilotos do passado.

Instruções

Fantasias com gorros de piloto e óculos de proteção caem bem em todas as idades (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)
  1. Passe a fita métrica ao redor de sua cabeça, partindo das têmporas. Essa medida será a base da parte superior do gorro. Meça a distância entre suas têmporas e o topo de sua cabeça para determinar o tamanho do corpo do chapéu. Por fim, meça a distância entre suas têmporas e a parte debaixo de suas orelhas para obter a medida das abas laterais. Adicione 2,5 cm a cada uma das medidas para dar espaço para as linhas de costura.

  2. Coloque o couro de imitação em uma superfície plana, com a parte de trás virada para cima. Trace uma tira retangular, de 5 a 7,5 cm de largura e com comprimento equivalente à da medida de sua cabeça, somada com 2,5 cm para dar espaço para a costura.

  3. Divida essa tira em quatro partes iguais, desconsiderando os 2,5 cm extras. Desenhe, no couro de imitação, quatro triângulos com os lados levemente curvados, sendo que a base de cada um deles deverá ter o mesmo tamanho do lado dessas quatro figuras. Esses triângulos irão formar o corpo do gorro e o tamanho deles deverá ser equivalente à distância entre suas têmporas e o topo de sua cabeça.

  4. Desenhe as duas abas laterais, que deverão ter comprimento equivalente à medida da distância entre suas têmporas e suas orelhas. Essas abas deverão ter de 5 a 7,5 cm de largura, com um lado reto e outro curvo. A parte de baixo também deverá ser curvada.

  5. Recorte todas as peças do gorro que foram desenhadas.

  6. Para formar o corpo do gorro, prenda os quatro triângulos com alfinetes, deixando o lado de trás virado para fora. A abertura desse corpo permitirá que o chapéu fique de pé em uma superfície. Costure todas as junções.

  7. Prenda com alfinetes essa parte de cima do gorro à tira, sempre deixando um excesso de 1,5 cm para a linha da costura. Costure então as duas peças. Em seguida, prenda com alfinetes os dois lados soltos dos triângulos e os lados soltos da tira para que o gorro obtenha o formato de sua cabeça.

  8. Vista o gorro e encontre a parte onde as abas laterais deverão ser colocadas, de forma que fiquem soltas sobre suas orelhas. Marque os lugares nos dois lados do gorro com a caneta para tecido.

  9. Prenda, com alfinetes, as abas laterais nas áreas marcadas, costurando-as em seguida à parte interna do chapéu, com o lado arredondado virado para baixo.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Caneta de tecido
  • Tesoura
  • 2 m de tecido que imite couro marrom
  • Alfinetes retos
  • Linha
  • Máquina de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article