Mais
×

Como fazer um chapéu de praia de tecido

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver tentando ficar longe do sol ou quiser um projeto de costura para o final de semana, faça um chapéu de praia de tecido. Esse tipo de chapéu fica sobre o rosto, o que mantém o sol longe dos olhos. As abas não são tão amplas como em chapéus de sol, o que os torna um acessório de moda mais sutil. A aba desse chapéu é reforçada por pontos circulares que podem ser complicados para iniciantes. Pratique os pontos circulares em uma camiseta velha para aprender a fazer os pontos antes de costurar o chapéu.

Instruções

Fique na moda fazendo um chapéu de praia de tecido customizado (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Meça o diâmetro de sua cabeça usando uma fita adesiva.

  2. Marque a aba do chapéu de praia. O diâmetro da aba deve ser 12 cm maior do que o diâmetro de sua cabeça. Coloque um balde ou cilindro no lado avesso de seu tecido. Contorne através das bordas usando giz de lousa. Corte na marca usando uma tesoura de tecido.

  3. Coloque o balde menor ou cilindro no centro do círculo de tecido. Contorne-o. O diâmetro do balde menor deve ser o mesmo diâmetro de sua cabeça. Corte no contorno para fazer um buraco no círculo de tecido. A peça em forma de rosquinha será usada para a aba do chapéu.

  4. Faça a parede do chapéu. Adicione 2,5 cm ao diâmetro de sua cabeça para o comprimento da parede do chapéu se ajustar à costura. A largura da parede do chapéu será de 15 cm. Meça e corte essa parte usando a tesoura de tecido. Sobreponha 2,5 cm das pontas curtas do pedaço de tecido. Costure os pedaços sobrepostos no lado avesso do tecido.

  5. Faça a parte superior do chapéu. Meça e corte um pedaço circular com um diâmetro que seja 2,5 cm maior do que o diâmetro de sua cabeça. O tecido extra será para o ajuste da costura.

  6. Costure círculos com 5 mm de distância entre eles em volta da aba do chapéu usando uma máquina de costura. O círculo costurado reforça a aba, deixando-a dura.

  7. Coloque o lado do avesso do topo sobre as bordas do lado avesso da parede do chapéu. Alfinete os dois pedaços juntos para mantê-los no lugar. Costure as bordas do topo do chapéu nas bordas superiores das paredes.

  8. Posicione o lado avesso das bordas inferiores da parede do chapéu no lado avesso do círculo interior da aba. Alfinete os dois pedaços juntos para mantê-los no lugar. Costure as bordas juntas para fazer a emenda.

  9. Inverta o chapéu para o lado direito. Pulverize com goma o lado direito do chapéu e passe-o usando um ferro. A goma deixará o chapéu duro para que ele não fique frouxo.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Balde ou cilindro de diâmetro grande
  • Balde ou cilindro de diâmetro menor (do tamanho de sua cabeça)
  • Tesoura de tecido
  • Máquina de costura
  • Alfinetes de costura
  • Goma para tecido em spray
  • Ferro de passar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article