Mais
×

Como usar um chapéu-panamá

Chapéu-panamá é um item do vestuário masculino e feminino que ainda mantém seu charme e sua elegância, atualmente. Apesar do nome, esse tipo de chapéu surgiu no Equador, feito a partir da palha de uma planta nativa. Por lá, ele é conhecido até hoje como "El fino". Graças ao tipo de material feito na confecção, o chapéu-panamá é leve e muito indicado para o verão. De modo geral, são chapéus versáteis, muito utilizados para estilos modernos. Durante o século 20, personalidades do mundo todo aderiram à moda do chapéu-panamá. Entre elas, destacam-se Winston Churchill, Getúlio Vargas, Tom Jobim e até o grande aviador brasileiro Santos Dumont.

Instruções

Apesar do nome, o chapéu-panamá foi criado no Equador (Robertus Pudyanto/Getty Images Entertainment/Getty Images)

    Para os homens

  1. Para o público masculino, o chapéu-panamá pode ser utilizado de várias formas, seja com um estilo de roupas despojado ou mais sofisticado. É um tipo de acessório indicado para eventos ao ar livre, como um churrasco com os amigos ou festas na praia ou próximas ao litoral.

  2. Os chapéus com abas mais curtas dão um visual mais jovem e moderno. Já aqueles com abas longas são mais tradicionais.

  3. O chapéu-panama combina com calça jeans e camisa social, camisa polo ou camiseta (especialmente as básicas, sem muitas estampas).

  4. Camisas e camisetas listradas também caem bem com esse tipo de chapéu, assim como bermudas (dê preferência para cores básicas, como branco, cinza ou preto).

  5. No que diz respeito aos calçados, é possível harmonizar bem com o chapéu sapatênis, sandálias ou mocassim.

    Para as mulheres

  1. Para o estilo feminino, o chapéu-panamá pode propiciar certo requinte, charme e ousadia. Trata-se de um acessório já consolidado nos desfiles de moda e que, pouco a pouco, conquista as ruas com o público feminino.

  2. Para as mulheres, o chapéu também combina bem com calças jeans, para um barzinho com os amigos, ou com shorts jeans, para um passeio na praia ou um evento mais casual.

  3. Combina bem com vestidos de renda floridos. Nesse caso, eles dão um aspecto vintage-moderno muito valorizado atualmente.

  4. Para ocasiões noturnas, o chapéu-panamá combina com calça tipo skinny e um vestido mais chique, coberto por um blazer.

  5. Os calçados que mais combinam com o estilo feminino são as rasteririnhas, sapatilhas ou mesmo sandálias com salto, sempre em tons bege, branco ou preto.

Dicas

  • O nome "chapéu-panamá" se popularizou na ocasião da construção do Canal do Panamá, quando operários europeus e americanos que trabalhavam no local voltavam para seus países com um chapéu comprado no Panamá.

O que você precisa

  • Chapéu-panamá de cor, estilo e tamanho preferido
  • Camisa, camiseta ou camisa polo
  • Jeans ou bermuda
  • Sapatênis, sandálias ou mocassim
  • Vestido solto de renda
  • Saias de renda
  • Short jeans
  • Calça jeans
  • Sandálias ou rasteirinhas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article