×
Loading ...

Chapéus feitos de materiais recicláveis

Atualizado em 21 novembro, 2016

Entusiastas do faça-você-mesmo e fabricantes produzem vários modelos de chapéu feitos de diferentes materiais reciclados. De garrafas de refrigerante a telas, lonas e suéteres usados, com certeza há um chapéu reciclado adequado ao gosto de qualquer um.

Chapéus profissionalmente reciclados são difíceis de distinguir dos não reciclados (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Chapéu de sacola plástica reciclada

O chapéu de sacola plástica reciclada é feito cortando sacolas de supermercado em tiras e fazendo um crochê com elas até formar um chapéu semelhante em forma e textura a um chapéu de palha ou de sol. Como se trata de um chapéu feito de plástico, é lavável, dobrável e triturável. As instruções para a confecção desses chapéus é fornecida por Jeanne Borofsky no site Dreaming Printer. Os materiais necessários são poucos: apenas entre 20 e 30 sacolas plásticas, tesouras e uma agulha de crochê de 6 mm.

Loading...

Chapéus de lona reciclada

Modernos e estilosos, os chapéus de lona reciclada são feitos de tecidos de lona usada e se parecem com chapéus de caubói. Eles são naturalmente resistentes ao mau tempo e podem, por isso, suportar o desgaste. Estão mais comumente disponíveis para compra em uma empresa sul-americana chamada The Real Deal, que garante que as lonas desses chapéus foram da Amazônia a São Paulo e de lá para a Amazônia novamente, fazendo dele um chapéu verdadeiramente viajado.

Chapéu de suéter reciclado

Crie um novo chapéu a partir de um suéter já utilizado, cortando as partes que deseja usar e costurando-as novamente. Suéteres de lã ou pele são particularmente bons para serem reutilizados. Você pode acrescentar botões, retalhos ou costuras decorativas no chapéu para criar um modelo único. Limpe todo o tecido e confira se não há manchas ou rasgos antes de começar. Só porque o suéter já foi usado, não significa que tem que passar essa impressão.

Chapéus de garrafas recicladas

Garrafas plásticas postas na lata de lixo reciclável podem acabar renascendo como chapéus. O tecido de poliéster geralmente é feito de garrafas recicladas e então fabricados como chapéus, tais como bonés de basebol, que têm uma aparência e uma textura tão semelhante às dos chapéus tradicionais de poliéster, que você pode nem ser capaz de dizer a diferença. Chapéus de garrafa reciclada estão disponíveis em diversos varejistas na internet.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...