Chás de plantas medicinais bons para tratar diarreia

Escrito por rocco pendola | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Chás de plantas medicinais bons para tratar diarreia
Chá herbal para diarreia? (marigold herbal tea image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Geralmente a diarreia não é causada por nada sério. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (University of Maryland Medical Center - UMMC), a maioria dos casos passam em alguns dias. A diarreia acontece quando a comida e a bebida se movem muito rápido pelo cólon, privando seu corpo da chance de absorver os fluídos, e você acaba expelindo-os na forma de fezes moles, aguadas e frequentes. Enquanto chás de plantas medicinais oferecem alívio a algumas pessoas, a comprovação científica da sua eficácia no tratamento da diarreia é limitada.

Outras pessoas estão lendo

Camomila

O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos (National Center for Complementary and Alternative Medicine - NCCAM) afirma que a flor da camomila pode ser usada para fazer chá. O chá de camomila está disponível para compra em saquinhos ou na forma de folhas soltas na maioria dos supermercados. O NCCAM diz que ele é muito usado no tratamento de insônia, ansiedade e problemas digestivos, incluindo diarreia. Os médicos do departamento de Medicina Integrada da Universidade de Winsconsin (University of Winsconsin) apontam que há pouca evidencia científica para apoiar o uso da camomila no tratamento da diarreia, mas os especialistas do UMMC sugerem beber três xícaras desse chá por dia para aliviar esse problema.

Mirtilo

De acordo com o NCCAM, o mirtilo tem sido usado há muito tempo para tratar diarreia, escorbuto e outras doenças. Atualmente, muitos problemas de saúde são tratados com mirtilo, incluindo diabetes, cólicas menstruais, problemas oftalmológicos e cardíacos e as diarreias. A folha da planta é usada para fazer o chá. No entanto, não há prova científica suficiente, destaca o NCCAM, para apoiar o uso do chá de mirtilo para diarreia. Os médicos da UMMC avisam para não bebê-lo se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue.

Hidraste

O NCCAM conta que, historicamente, os nativos norte-americanos usavam a planta hidraste para tratar doenças da pele, úlceras e gonorreia. Hoje em dia, ela é comumente usada para resfriados, infecções oculares, vaginites, feridas, gengivas doloridas e, em alguns casos, câncer. No que diz respeito à diarreia, o NCCAM destaca que um componente encontrado no hidraste, berberina, pode tratar algumas infecções que provocam o problema. Infelizmente, o chá contém pouca quantidade de berberina, o que provavelmente o torna ineficaz.

Outros remédios de chá de plantas medicinais

O UMMC diz que a folha de amora preta ou de framboesa, ambas plantas adstringentes, podem ajudar a aliviar a diarreia secando as membranas mucosas dos intestinos. Recomenda-se tomar meia xícara de algum desses chás a cada hora, usando uma colher de chá cheia por xícara. Algumas ervas, aconselha o UMMC, reduzem a inflamação, o que pode ajudar a diminuir a diarreia. Elas incluem a camomila, raiz de malvaísco e pó de olmeiro escorregadio. A raiz de malvaísco pode ser consumida gelada. O UMMC sugere que você deixe duas colheres de sopa da raiz em água de um dia para o outro, e escorra e beba no dia seguinte. O olmeiro escorregadio está disponível na forma de chá, mas também pode ser feito em forma de pasta, de acordo com o UMCC.

O UMCC também adverte quanto ao uso de remédios de plantas medicinais no tratamento da diarreia antes de consultar seu médico. Ele afirma que algumas plantas podem tornar o problema pior se ele for causado por determinadas doenças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível