Saúde

Chás para os sintomas da menopausa

Escrito por glenda taylor Google | Traduzido por pamela miranda
Chás para os sintomas da menopausa

Um chá de ervas pode aliviar alguns sintomas da menopausa

Herbal tea image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

Quando as mulheres chegam a certa idade e sua última menstruação está próxima, elas podem sofrer alguns sintomas físicos, emocionais e mentais devidos às mudanças hormonais. Alguns dos sintomas mais frequentes são: sensações repentinas de calor, mudanças de humor, insônia e menstruações irregulares. Existem drogas para combater estes sintomas, mas algumas mulheres preferem viver essa etapa de maneira mais natural. Para estes casos existem algumas ervas que podem aliviar os sintomas associados à menopausa.

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Erva-de-São-Cristóvão

A erva-de-são-cristóvão - também conhecida como acteia (Cimicífuga racemosa) - disponível em saquinhos de chá ou a granel, pode reduzir a intensidade e a frequência das sensações de calor, aconselha a enciclopédia Gale Encyclopedia of Alternative Medicine. Também pode diminuir os cólicos associados a períodos menstruais intensos, que são frequentes durante a menopausa. O guia PDR for Herbal Medicines atribui este beneficio à capacidade da erva-de-são-cristóvão de relaxar o tecido uterino. Prepare o chá de acordo as indicações do pacote, ou coloque em uma xícara de água fervendo duas colheres de chá da erva e espere dez minutos. Não beba este chá se houver a possibilidade de vocês estar grávida.

Pimenteiro-bravo

O chá de pimenteiro-bravo (ou chasteberry) é feito de folhas e frutos secos do cactus Vítex agnus-castus. Use duas colheres de chá por cada xícara de água. Este chá reduz a calores e controla o sangramento excessivo durante o período menstrual, aponta a Gale Encyclopedia of Alternative Medicine. Ele também pode te ajudar se você estiver sofrendo uma pequena depressão devida à menopausa. O PDR for Herbal Medicines lista o pimenteiro-bravo como um chá "dopaminérgico", ou seja, capaz de aumentar a sensação de bem-estar produzida pela produção de dopamina no cérebro. Mulheres grávidas ou lactantes, contudo, não debem tomá-lo.

Ginseng

O chá de ginseng oferece alívio para a sensação de calor e reduz os suores noturnos, além de te ajudar a ter mais concentração durante o dia. A raiz de ginseng contém muitas propriedades benéficas. Prepare o chá com uma colher de chá da erva para cada xícara de água e beba até três vezes ao dia. Consulte um especialista antes de aumentar a dose pois quantidades maiores podem provocar insônia, retenção de líquidos e elevação da pressão sanguínea, adverte o PDR for Herbal Medicines.

Folhas de framboesa

As folhas de framboesa (Rubus idaeus) podem normalizar o desequilíbrio hormonal, de acordo com a Gale Encyclopedia of Alternative Medicine, oferecendo alivio para os sintomas gerais associados com a menopausa. Coloque um saquinho de chá de folhas de framboesa em uma xícara de água e beba uma ou duas vezes por dia. Deixe de tomar este chá se ocorrerem diarreia, enjoo ou vômito, e não tome mais do que a dose recomendada, salvo com indicação médica. O PDR for Herbal Medicines adverte que os efeitos colaterais aumentam com altas doses desta erva.

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