Mais
×

Como fazer um chaveiro de miçangas

Atualizado em 17 abril, 2017

Os chaveiros de miçangas são simples de fazer e podem ser um excelente projeto para a hora do artesanato nas férias. Essa é uma tarefa limpa, uma vez que é feita apenas com cordões e nós, não sendo necessária a utilização de cola. Um chaveiro de miçangas no estilo diamante é o mais fácil de criar, todavia, há muitos outros tipos disponíveis na internet, caso você deseje criar peças mais complexas.

Instruções

Você pode modificar o padrão diamante para incluir um desenho de coração no chaveiro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Dobre o fio ao meio e coloque a extremidade dobrada no meio do anel do chaveiro. Por dentro da ponta dobrada, puxe as pontas soltas do fio e aperte firme, criando um nó ao redor do anel do chaveiro. Você deverá ter duas pontas soltas pendendo do anel do chaveiro.

  2. Passe uma miçanga pelo fio esquerdo. Puxe-a por todo o anel do chaveiro. Passe o fio direito pela mesma miçanga, da maneira oposta que você passou o fio esquerdo. Puxe firmemente os fios para segurar a miçanga no lugar.

  3. Passe duas miçangas pelo fio esquerdo. Puxe-as até que fiquem abaixo daquela única que você colocou. Novamente, passe o fio direito pelas mesmas miçangas da maneira oposta que você passou o fio esquerdo. Puxe firmemente os fios, de forma a fixar as miçangas no lugar.

  4. Repita o 3º passo, colocando uma miçanga adicional de cada vez, até atingir a linha central. Ela deve ser a sua linha mais comprida e conter seis ou sete miçangas.

  5. Repita o 3º passo, diminuindo o número de miçangas utilizadas em cada linha, até que você volte para uma única peça. Você deverá ter um modelo de diamante e cada ponta deverá ter uma distância igual da maior linha central.

  6. Amarre a ponta do fio próximo à última miçanga, deixando todas firmemente juntas. Se estiver utilizando o arame de artesanato, entrelace-o pelas miçangas e gire bem apertado em cima, mantendo-as unidas.

Dicas

  • Para saber qual tipo de padrão e cor você pretende utilizar no seu chaveiro, coloque as miçangas sobre uma mesa, antes de amarrá-las. Para saber a quantidade necessária de miçangas, pegue o número da fileira do meio (a maior) e eleve-o ao quadrado. Por exemplo, se a sua linha mais longa tiver seis miçangas, precisará de 36 (6 x 6) para completar seu projeto.

Aviso

  • Tenha cuidado quando deixar as crianças fazerem chaveiros de miçangas. Certifique-se de que elas não as colocarão na boca, uma vez que poderão se asfixiar.

O que você precisa

  • Miçangas
  • Arame de artesanato
  • Chaveiro
  • Tesouras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article