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Como checar o motivo pelo qual um e-mail está com atraso no envio?

Atualizado em 17 abril, 2017

É um equívoco comum achar que a entrega de um e-mail será feita instantaneamente. Os e-mails são projetados para serem enviados de um servidor para outro até chegar ao destino final, sem garantia de quanto tempo permanecerão em cada parada intermediária. Na maioria dos casos, o atraso está associado à lentidão ou sobrecarregamento dos servidores. Outros motivos são spam, frequência de verificação do e-mail ou outros problemas de hardware. Quando um e-mail é adiado por exceder o tempo limite de entrega, a melhor maneira de verificar o motivo disso é analisar o cabeçalho do e-mail para ver a notificação de atraso e saber o porquê dele estar ocorrendo.

Instruções

Muitas vezes, o atraso na entrega dos e-mails está associado à lentidão ou sobrecarregamento dos servidores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Como localizar o endereço de IP

  1. Abra o navegador.

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  2. Faça login no Gmail.

  3. Abra o e-mail de destino para verificar o motivo da demora na entrega (ou o local ou servidor onde tenha sido realizado).

  4. Selecione a opção "Mostrar original".

  5. Veja o "Cabeçalho do e-mail".

  6. Reveja o servidor de e-mail em "Recebido por" para determinar o endereço de localização/IP que está causando o atraso na entrega.

    Como verificar o servidor

  1. Contate o seu provedor de acesso à internet, forneça o endereço de IP do servidor de e-mail e procure pelo status do provedor. Verifique se o endereço foi parar na "lista negra" de envio; muitas vezes, com o intuito de minimizar a ocorrência de spams e até mesmo como uma forma de precaução, os e-mails são retardados ou impedidos de serem encaminhados para o destinatário desejado.

  2. Teste o servidor. Se o seu provedor não consegue fornecer uma resposta satisfatória ou você não tem paciência suficiente para esperar por uma resposta, use uma conta de e-mail alternativa (como o yahoo, e-mail de trabalho, outlook, etc.) para reenviar o e-mail desejado. Isso permitirá saber se o seu provedor foi enviado para a "lista negra" sem aviso prévio.

  3. Reporte o problema. Se o e-mail usado no Passo 2 for devolvido, é provável que o destinatário esteja tendo problemas com o e-mail dele. Utilize uma forma alternativa de comunicação para informar a pessoa do problema em questão.

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Recursos

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