Checklist da aeronave Cessna 150M

Escrito por gus stephens | Traduzido por weber figueiredo
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Checklist da aeronave Cessna 150M
O checklist antes da decolagem é um elemento vital para o voo (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

A lista de verificação pré-voo em uma aeronave serve para checar se todos os sistemas estão em perfeitas condições de voar antes de os motores serem iniciados. Entre as verificações, estão: controles da cabine, motor, fluidos, superfícies de controle e inspeção da estrutura. O objetivo da checklist é padronizar os passos e assim, eliminar a possibilidade de desvios ou atalhos corromperem o processo. A verificação para o Cessna 150 pode ser subdividida da seguinte forma conforme os movimentos do piloto em uma rotação sistemática em torno do avião: dentro, esquerda externa, cauda, direita externa, frente.

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Dentro

Remova o bloqueio no jugo do controle. Verifique se a ignição está na posição "Off" e as chaves não estão nela. Ligue o interruptor mestre vermelho. Diminua os flaps para a posição 20%. Verifique ambos os medidores de combustível para cada tanque. Verifique se o interruptor de combustível localizado entre os bancos está na posição "On". Desligue o interruptor mestre vermelho.

Esquerda externa

Saia do avião e verifique o pneu esquerdo principal. Examine o freio da roda e a linha de freio. Verifique se a cobertura da roda está segura. Insira um copo plástico na porta de drenagem do tanque esquerdo e visualmente examine a quantidade de água na amostra de combustível. Meça a quantidade de combustível no tanque esquerdo com uma vareta. Verifique se a tampa está apertada.

Esquerda externa (continuação)

Retire a tampa do tubo de pitot e examine-o para se certificar de que está desobstruído. Verifique também se o tubo de transbordamento do tanque não está bloqueado. Verifique a abertura da asa. Examine visualmente a ponta da asa esquerda para constatar se existem partes quebradas ou outras evidências de problema estrutural. Levante o aileron e verifique a integridade das dobradiças e pesos. Force o flap da esquerda com as mãos para certificar-se de que esteja bem preso.

Cauda

Inspecione o bordo de ataque do estabilizador horizontal esquerdo para verificar a integridade estrutural e se há danos. Mova manualmente o leme e o elevador para verificar a liberdade de movimento e a segurança de suas respectivas dobradiças, cabos operacionais e parafusos. Inspecione o bordo de ataque do estabilizador horizontal direito quanto a danos e a integridade estrutural.

Direita externa

Force o flap da direita com as mãos para verificar se está bem preso. Levante o aileron direito para verificar a integridade das dobradiças e pesos. Examine visualmente a ponta da asa direita para verificar se existem partes quebradas ou outro problema estrutural.

Direita externa (continuação)

Insira um copo plástico na porta de drenagem do tanque da direita e visualmente examine a quantidade de água na amostra de combustível. Meça a quantidade de combustível no tanque com uma vareta. Verifique se a tampa está apertada. Verifique também se o tubo de transbordamento do tanque não está bloqueado.

Frontal

Verifique o nível de óleo do motor. Drene o filtro de combustível. Examine a integridade da suspensão e a condição do pneu dianteiro. Examine a presença de cortes e rachaduras na hélice. Mova a hélice para trás e procure por fendas e rachaduras. Verifique se o filtro de ar do carburador está desobstruido. Verifique a porta estática no lado esquerdo da carenagem frontal para se certificar de que não esteja obstruída.

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