Checklist de auditoria de segurança OSHA

Escrito por kristin swain | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Checklist de auditoria de segurança OSHA
Exemplo de placa de operação segura do maquinário. (safety lable image by Greg Pickens from Fotolia.com)

A OSHA é uma organização controlada pelo governo americano que ajuda a manter a segurança e a saúde pública. Um dos locais onde ela é mais eficaz é no local de trabalho. A fim de ajudar a manter um ambiente de trabalho seguro para todos, ela requer que as empresas, independentemente do tamanho ou do setor que atuam, estejam em conformidade com algumas normas de segurança, como a realização de auditorias de rotina de segurança, para que possam continuar operando. Esta prática, além de garantir a saúde do trabalhador, oferece incentivo às empresas, para que forneçam um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários.

Outras pessoas estão lendo

Programa de segurança no local

A OSHA requer que todas as empresas tenham um programa de segurança estabelecido no local para os funcionários. Ele deve incluir elementos como treinamento de segurança, atendimento de primeiros socorros disponível e um seguro, caso algum funcionário sofra um acidente enquanto realiza o trabalho. Todas as empresas devem manter registros informando o conteúdo do seu programa, bem como as ações tomadas para garantir a segurança. Elas também devem ser capazes de reportar a quantidade e os tipos de acidentes envolvendo os funcionários, bem como os procedimentos realizados pela empresa para corrigir as causas.

Comitê de Segurança

Cada empresa deve ter um comitê de segurança estabelecido, para discutir os riscos à segurança e como corrigí-los, e também os meios para obter o apoio dos funcionários a estes programas. Este comitê deve ser composto não apenas pelos membros da equipe de gerenciamento, mas também por funcionários. Dessa forma, ele pode comunicar efetivamente as preocupações de segurança que afetam uma gama maior de funcionários. Os membros do comitê devem se reunir todo mês ou cada trimestre, dependendo do tamanho ou do setor de atuação da empresa.

Incentivos aos funcionários

Para ser mais eficaz, os procedimentos de segurança devem ser adotados pela maioria dos funcionários. A OSHA sugere que os programas de segurança existentes ofereçam incentivos aos funcionários, como bônus para uma determinada quantidade de dias trabalhados sem acidentes no local de trabalho, para encorajá-los a trabalhar com segurança. Como parte do checklist de segurança da OSHA, os supervisores devem mencionar os incentivos atuais que são oferecidos para quem trabalha com segurança, e quais resultados estes programas têm alcançado, e se estão ou não afetando de forma positiva o desempenho de segurança do funcionário no local de trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível