Checklist de trabalho de manutenção preventiva predial

Escrito por jose leiva | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Checklist de trabalho de manutenção preventiva predial
A manutenção predial preventiva é essencial para prevenir problemas causados por negligência (building image by peter Hires Images from Fotolia.com)

A manutenção preventiva predial é um grupo de tarefas que os funcionários da manutenção ou os proprietários realizam para prevenir problemas nos prédios onde trabalham ou moram. A forma mais eficaz de executar este trabalho é criar um checklist de todas as tarefas que precisam ser realizadas para preservação da fachada, para segurança, para economia de energia e para garantir que os equipamentos operem de modo correto e não quebrem precocemente. Ter um checklist para ajudá-lo a planejar antecipadamente as tarefas necessárias garante que seus esforços sejam organizados e eficazes e previne a possibilidade de uma tarefa ser esquecida.

Outras pessoas estão lendo

Elementos do prédio

Para criar um checklist, elabore uma lista de todos os elementos do prédio. Isto significa fazer um inventário das diferentes partes ou estruturas. Escadarias, escadas, corrimões, varandas, corredores, portas, janelas, paredes e telhados são exemplos de elementos prediais. Os sistemas de climatização, de incêndio e os equipamentos de segurança, os elevadores e os sistemas elétricos também estão nesta lista. É importante para você e talvez para seu gerente, ter um profundo conhecimento de todas as diferentes partes, para que nada seja omitido.

Condições

Ter uma lista de todos os elementos é essencial. Entretanto, é igualmente importante ter uma descrição detalhada de suas condições. Nela, deverão constar os itens que precisam ser consertados como trilhos soltos, janelas quebradas, paredes danificadas, fios expostos, telhado com vazamento e luminárias danificadas. Porém, esta avaliação detalhada também deve conter os itens em perfeitas condições mas que ainda assim necessitam de manutenção preventiva periódica, tais como os sistemas de climatização ou extintores de incêndio. Um checklist abrangente pode ser usado como uma ferramenta para acompanhar a saúde dos elementos do prédio. Ele informará quais itens têm maior probabilidade de sofrer danos ou quebrarem, quais as ações de podem ser tomadas para prevenir ou consertar os danos ou para prolongar a vida útil de um elemento e quando programar a manutenção de todas as tarefas envolvidas.

Prioridades

Uma lista detalhada dos elementos e das condições do prédio o ajudará a priorizar suas tarefas de manutenção preventiva. Ela será seu plano de ação. Por exemplo, se você trabalha em um complexo de apartamentos, os problemas que afetam os inquilinos, como telhados ou pias com vazamento, devem ser consertados de forma rápida. Qualquer problema que possa apresentar um risco, como uma grade solta, deve ser tratado imediatamente. Porém, sua semana de trabalho também incluirá as tarefas de manutenção preventiva, destinadas a evitar que estes tipos de problemas aconteçam. Se você inspeciona regularmente o telhado, as chances de ocorrer um vazamento, o que iria requerer atenção imediata, é minimizada. Com o checklist, você será capaz de desenvolver, a longo do ano, uma programação de todas as tarefas que precisa realizar para garantir a preservação das fachadas, o funcionamento correto dos equipamentos e para evitar o surgimento dos problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível