Checklist de marketing pré-lançamento

Escrito por raleigh kung | Traduzido por guilherme rocha
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Checklist de marketing pré-lançamento
Você pode considerar o uso de diversos canais para adequar sua estratégia de pré-lançamento (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O marketing pré-lançamento é geralmente quando seus esforços de marketing começam. A esta altura, seu produto já foi praticamente todo desenvolvido e pode gerar bastante comentário entre seus consumidores se tiver o marketing correto. Há diversos canais diferentes para promover seu produto antes dele chegar ao mercado. Cada um deles tem suas melhores práticas de marketing e funcionalidade; o importante é dedicar uma estratégia específica para cada canal, aumentando assim suas chances de sucesso.

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Redes sociais

No começo do século XXI, o nível de adoção de redes sociais aumentou rapidamente. Segundo o Mashable, o número de usuários de redes sociais nos EUA cresceu de 15% em 2007 para cerca de 33% em 2009. Realizar uma campanha em redes sociais é fundamental para aumentar a exposição de seu produto a um custo relativamente mínimo. Você pode criar uma página de seu produto ou marca nas redes sociais e atualizá-la constantemente antes de seu lançamento. Além disso, use as páginas das redes sociais de outras empresas de sua indústria para manter contato e gerar possíveis negócios e parcerias. (Veja a Referência 1).

Distribuição de e-mails

A distribuição de e-mails é uma outra maneira relativamente econômica de atingir um grande público. Banco de dados contendo endereços de e-mail são valiosos no marketing, pois representam quantos clientes já demonstraram interesse em seu produto antes do lançamento. Ao criar uma campanha via e-mail, é fundamental manter uma relação constante com seus assinantes antes do lançamento. Uma boa prática é escrever e-mails normais e claros que podem ser personalizados para os padrões dos e-mails (ver Referência 2).

Demonstrações ao vivo

Dependendo da natureza de seu produto, você pode ir a eventos da indústria para mostrar as funcionalidades de seu produto ao vivo. Isto é o padrão em muitas indústrias; por exemplo, na área de TI, muitas empresas apresentam seus produtos em eventos do setor. Uma apresentação ao vivo de sucesso gera comentários não só apenas sobre seu produto, e não somente entre as pessoas que o viram em funcionamento, mas também para quem recebe notícias online. Uma alternativa a uma apresentação ao vivo é criar um vídeo de apresentação para dar pistas sobre o lançamento de seu produto, falando por alto de seus principais atrativos.

Press release

Um press release distribuído na hora certa, um pouco antes do lançamento de seu produto, faz com que seu novo produto seja acompanhado por diversos veículos de comunicação logo após o lançamento de fato. Após postar novamente suas notícias, estes sites se tornam verdadeiros defensores da existência de seu produto e aumentam drasticamente o alcance do marketing. Dependendo da situação, empresa e produto, o press release pode ser informativo, atraente, ou os dois.

Reflexão: acompanhando as conversões

Como a maioria dos métodos de marketing pré-lançamento, um dos passos mais importantes é acompanhar as conversões dentro de cada campanha. Conversões são o número de pessoas que de fato compram seu produto no universo de pessoas que você atingiu com sucesso. Por exemplo, se 1000 pessoas compraram seu produto em uma lista de 10 mil assinantes, sua campanha de e-mail teve uma taxa de conversão de 10%. Obter dados precisos de conversão ajuda a acompanhar e aumentar o sucesso de suas campanhas.

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