Mais
×

Como ser um chef com estrela Michelin

Atualizado em 20 julho, 2017

Um equivoco bastante comum é a concepção de que chefs recebem estrelas Michelin, no entanto apenas restaurantes recebem estrelas. Mas vale dizer que o chef é figura fundamental para que o restaurante obtenha as estrelas. Fala-se também de que um restaurante com apenas uma estrela não é, assim, de tão bom nível. Na prática, uma simples estrela Michelin já é uma rara conquista para um restaurante, e possuir várias estrelas ainda é mais difícil. Assim, alcançar este reconhecimento é o objetivo na vida de muitos chefs de cozinha profissionais, e isto não é uma tarefa assim tão simples.

Instruções

Comece como subchefe de cozinha e melhore suas técnicas (salmon fillet image by Elke Dennis from Fotolia.com)
  1. Inicie sua carreira ainda jovem, conseguindo seu primeiro emprego na cozinha de um restaurante comandado por um chef francês com boa reputação. Trabalhe arduamente e mostre seu talento todos os dias para convencer o chef de que você pode ser seu aprendiz.

  2. Dê um passo adiante em sua carreira como aprendiz, assim que tiver aprendido tudo o que podia com seu mentor. O melhor local para fazê-lo é na França. Trabalhe em vários restaurantes sob o comando de inúmeros chefs e aprenda o funcionamento de cada uma das ilhas dessas cozinhas profissionais. Seja receptivo às diferenças em todas as situações, e não se esqueça de que você é o aluno, e não o mestre.

  3. Obtenha um cargo de subchefe de cozinha em um restaurante de prestígio.

  4. Trabalhe no restaurante até o chef se aposentar para depois ocupar o seu lugar.

  5. Comande o restaurante de forma impecável. Seja criativo e apresente receitas lindamente confeccionadas e testadas. A cozinha deve estar completamente limpa e apresentável. Contrate um garçom profissional que esteja bem informado sobre cada item servido no restaurante e seja experiente na apresentação dos vinhos.

Dicas

  • Outra forma de ser um chef é economizar dinheiro até que você tenha um bom pé de meia; e então consultar seu banco ou alguns de seus clientes mais abastados, de forma a obter capital suficiente para comprar seu próprio restaurante.
  • A maioria dos restaurantes coroados com estrela Michelin são comandados por chefs que passaram por um aprendizado à moda antiga, ao invés de uma escola culinária moderna.
  • O prestígio e o sucesso do restaurante, e a reputação do chef com quem você trabalha como subchefe, são fatores com relativa influência sobre o montante de capital que você pode obter para abrir seu próprio restaurante.
  • As estrelas Michelin são, com frequência, dadas a restaurantes de estilo francês. Existem várias ganhadores que não seguem esta culinária, mas as chances aumentam se você decidir por este estilo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article