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Como dizer ao seu chefe que se sente desvalorizado no trabalho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Seja qual for seu trabalho, sentir-se apreciado é importante para ter uma sensação de satisfação e bem-estar geral no dia-a-dia. Se estiver sentindo-se desvalorizado, isso pode interferir na sua felicidade, bem como no seu desempenho no trabalho, por isso é importante abordar estas questões com seu chefe à medida que acontecem. Falar com o patrão sobre seus sentimentos pode ser uma tarefa desafiadora que requer tato, profissionalismo e prudência, mas, com o devido cuidado, você garantirá que a conversa tenha uma grande possibilidade de ter resultados positivos.

Instruções

Caso sinta-se desvalorizado no trabalho, fale com seu chef (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Passe algum tempo processando seus sentimentos antes de comunicá-los ao seu chefe. Discuta os problemas com alguém próximo (de preferência que não seja um colega de trabalho) e tente pensar de forma crítica e objetiva. Faça uma lista de eventos específicos que fizeram você se sentir desvalorizado e esteja preparado para discuti-los detalhadamente. Tente analisar suas emoções negativas fora do trabalho para que possa se concentrar em resolver o problema de uma forma construtiva.

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  2. Marque uma reunião para falar em particular. Se possível, faça o agendamento em sigilo. Diga a seu chefe que você tem um problema que gostaria de discutir e pergunte-lhe quando ele terá alguns minutos para falar com você em particular.

  3. Apresente a situação como sendo essencialmente "seu" problema. Fale em primeira pessoa e deixe claro que você está falando sobre sentimentos e percepções que julga subjetivos. Evite acusar seu chefe ou qualquer outra pessoa de desprezá-lo ou maltratá-lo intencionalmente. Discuta os incidentes que destacou antes e explique como eles o fizeram sentir. Evite ao máximo uma linguagem insultuosa ou fortemente emocional.

  4. Destaque o efeito dos seus sentimentos no trabalho. Deixe seu chefe saber que quer resolver isso para poder ser mais produtivo e ser parte de um ambiente de trabalho mais positivo para si e seus colegas. Discuta como acredita que a apreciação do funcionário e colega de trabalho é importante para todos no escritório, não apenas você.

  5. Mostre a seu chefe que deseja ser proativo sobre a situação. Dê sugestões de mudanças e deixe claro que você acredita que esse problema pode ser resolvido. Deixe-o saber que você acha que as pessoas envolvidas têm boas intenções e que espera que todos possam querer resolver o problema.

  6. Agradeça-lhe. Diga o quanto é grato pelo tempo e pela consideração dele.

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Referências

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