Cheiro de esgoto vindo do chuveiro

Escrito por steven symes | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cheiro de esgoto vindo do chuveiro
Um cheiro de esgoto vindo do seu chuveiro pode indicar um vazamento do esgoto, entre outros problemas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Normalmente, você não deve detectar um cheiro de esgoto no chuveiro. Se isto acontecer, é preciso buscar uma solução. Se o cheiro vem de gases da tubulação entrando no chuveiro, sua saúde pode ser afetada, fazendo com que seja necessário resolver o problema rapidamente.

Outras pessoas estão lendo

Entupimento

Um ralo de chuveiro pode começar a entupir sem que você perceba a diferença no tempo que a água leva para sair do chuveiro. Um entupimento no ralo vai acumular lixo, como sabonete, oleosidade da pele e cabelos, e começar a cheirar mal. Para limpar o vazamento, primeiro remova a tampa do ralo. O entupimento, ou pelo menos parte dele, pode estar preso à tampa. Uma lanterna pode revelar se há mais material no cano. Se o entupimento estiver dentro do alcance, puxe-o usando ferramentas como pinças ou uma chave de fenda comprida. Entupimentos especialmente graves podem precisar de uma mangueira ou um trado de drenagem.

Biofilme no ralo

Alguns dos mesmos materiais que criam entupimentos, como óleos da pele e resíduos de sabonete, se acumulam nas laterais do cano do ralo do chuveiro, criando um biofilme que pode cheirar mal. O fedor do biofilme vem de bactérias que crescem nesta mistura. O calor e o vapor do chuveiro transportam o cheiro rapidamente pelo ar, fazendo com que tomar banho seja uma experiência desagradável. Esfregue o biofilme das paredes do cano usando água quente, sabão e uma escova sanitária.

Tubos de ventilação

Cada pedaço do encanamento está ligado a um tubo de ventilação, que ajuda a repor o ar perdido num sistema hidráulico. Muitas vezes, o sistema inteiro do banheiro usa o mesmo tubo de ventilação, o que cria um problema se ele ficar cheio de resíduos. O resultado será que o nível de água no sifão do chuveiro vai cair a ponto de permitir que os gases de esgoto possam subir pelo cano e pelo sifão, até a abertura do ralo. Desconectar o tubo de ventilação vai resolver o problema, mas você pode precisar de um encanador profissional para fazer o trabalho adequadamente.

Sifões

O sifão, ou a parte em forma de U do cano de drenagem do chuveiro, é um componente necessário para evitar que os gases do esgoto sejam transportados até o banheiro. Se o quarto abaixo do banheiro estiver sem acabamento, você poderá ver facilmente se há um sifão instalado sob o chuveiro. Se você não souber, um encanador será capaz de determinar se um sifão está presente e de instalar um se for necessário.

Outras fontes

O crescimento de mofo atrás das paredes ou do chão do banheiro pode emitir um odor semelhante ao do esgoto. Explore o chão ou as paredes para descobrir se há mofo. Canos ou tubos de ventilação rachados ou quebrados também vão permitir que o cheiro de esgoto chegue ao chuveiro. Um encanador tem equipamento avançado para detectar e resolver tais problemas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível