on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Cheiro de vela queimada vindo da geladeira

Atualizado em 22 novembro, 2016

Se sua geladeira cheira como se estivesse algo queimando, desligue-a imediatamente. Uma variedade de problemas podem causar o cheiro de queimado em geladeiras -- desde poeira nos componentes do refrigerador até um problema elétrico. Em muitos casos, você terá que consertar ou trocar sua geladeira caso sinta um cheiro de queimado vindo dela; no entanto, você pode ser capaz de resolver o problema sozinho, se a causa for apenas uma geladeira empoeirada.

Poeira nos componentes da geladeira podem emitir um cheiro de queimado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Fita selante de vedação

As geladeiras têm uma fita de borracha entre a porta e o lado interno do refrigerador. Essas fitas, chamadas fitas selantes, mantêm a porta de metal isolada de forma que o metal não se danifique pelo ar frio dentro da geladeira. Entretanto, essas fitas às vezes afrouxam ou esquentam excessivamente. Se isso acontecer, você sentirá um odor similar ao de uma vela queimando. Toque as fitas selantes para verificar se estão quentes. Em caso positivo, elas devem ser substituídas.

Loading...

Ventilador

O ventilador evita o superaquecimento do motor e das outras partes internas da geladeira. Se poeira e outros detritos se acumularem no ventilador, ele não será capaz de girar corretamente, e o motor pode superaquecer. Isso pode resultar em um cheiro de queimado. Verifique o ventilador olhando a parte de trás da geladeira. Se você observar muita poeira e sujeira no ventilador, limpe-o. Se, depois disso, o ventilador ainda estiver bloqueado, chame um profissional para trocar a peça.

Condensador

O condensador, localizado na parte de dentro posterior da geladeira, é parte do sistema de refrigeração do aparelho. O condensador fica quente quando a geladeira está em uso, pois o calor passa pela serpentina do condensador e sai do refrigerador. Se poeira se acumular na serpentina, ela queima quando o condensador está em funcionamento. Você pode limpar as serpentinas do condensador com um pano umedecido. Desligue a geladeira da tomada e espere esfriar antes de limpar o condensador.

Avisos

Sempre desligue a geladeira da tomada antes de investigar a causa do odor de queimado, pois o cheiro também pode ser sinal de fogo elétrico. Além disso, você tem que desligar a geladeira para que as partes quentes, como o condensador, possam esfriar o suficiente para que você possa trabalhar neles. Se você acha que a geladeira precisa de reparos que você não sabe como fazer, chame um profissional. Pode ser perigoso tentar consertar uma geladeira caso não saiba ao certo o que está fazendo; você também pode perder a garantia do produto, se tentar fazer consertos sozinho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...