O que fazer com um cheque sem fundo

Escrito por sheila c. wilkinson | Traduzido por lucas schiavo
O que fazer com um cheque sem fundo

Vá ao banco imediatamente

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Nada mais embaraçoso do que perceber que passou um cheque sem fundo. O lugar para o qual você o passou sabe disso e o seu banco também. Há várias maneiras de se proteger para não passar cheques sem fundo no futuro, mas primeiro é preciso lidar com o que já passou. Veja o que deve ser feito.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Saiba porque o seu cheque voltou. Ele foi devolvido porque não havia dinheiro suficiente na sua conta para cobrir o valor do cheque. Às vezes eles podem voltar porque você errou na conta e pensa que tem mais dinheiro do que realmente tem. Em outros momentos, o dinheiro pode ter sido colocado na conta mas ainda não entrou. Se o dinheiro é depositado na tarde de sexta-feira — depois de duas da tarde, geralmente — esse depósito pode não entrar até terça-feira. Leva dois dias para um depósito entrar na conta. Então, ou o dinheiro realmente não estava na conta ou estava, mas o portador do cheque não pôde retirá-lo.

  2. 2

    Saiba o que acontece quando o seu cheque é devolvido. O portador do seu cheque o leva ao banco. Se não há dinheiro suficiente para cobri-lo, o banco retorna o cheque ao portador e cabe a ele coletar o dinheiro que lhe é devido, não ao banco. Neste momento, o banco cobrará uma taxa de cheque sem fundo que pode custar de 20 a 150 reais. Isso aparecerá em seu extrato como taxa de cheque sem fundo.

  3. 3

    Saiba os próximos passos. A maioria das vezes o portador apenas redeposita o cheque. Se ele voltar novamente por falta de fundos, o portador provavelmente não o depositará novamente e tentará contactá-lo através da informação escrita em seu cheque. O portador pode, legalmente, exigir uma taxa pesada e juros pelo cheque sem fundos. Ele pode fazer isso desde a primeira vez que o cheque volta, mas devido à política de boas relações com o cliente essa prática não é comum.

  4. 4

    Logo que ficar sabendo que passou um cheque sem fundo, é preciso agir, mesmo que seja necessário pegar dinheiro emprestado. Você não quer deixar isso mal resolvido, pois pode realmente causar danos ao seu crédito e custar cada vez mais caro com o tempo. Ligue para o portador e diga a ele que sente muito pelo erro e que o consertará no mesmo dia. Isso mostra boa fé e a maioria dos comerciantes quer manter as coisas agradáveis, pois dependem dos clientes para sobreviver.

  5. 5

    Vá ao banco imediatamente e transfira dinheiro da sua poupança para a sua conta corrente, se for possível. Se não, pegue dinheiro emprestado, venda algo ou penhore. Vá primeiro ao comerciante e pague o que deve. Talvez ele queira mais dinheiro por taxas e juros, se não possuir esse dinheiro, diga que pagará quando puder. Não se esqueça de dizer a ele o dia que irá pagar, pois ele poderá continuar a cobrar juros sobre o dinheiro que você ainda deve - mesmo que o cheque que começou tudo isso já tenha sido pago. Converse com o comerciante. Se você é um cliente antigo, ele pode renunciar as taxas, mas não conte com isso. É o direito legal dele cobrar pela inconveniência.

  6. 6

    Limpe a bagunça assim que puder, pois ela piorará com o tempo. Depois disso, veja se o banco pode lhe fornecer o cheque especial, que é parecido com um empréstimo. Outra opção é ligar sua poupança a sua conta corrente, para que o montante necessário para pagar o cheque saia dele se sua conta estiver com pouco dinheiro. Muitos bancos cobram uma taxa por esse serviço e para cada cheque que eles trocam os fundos para cobrir. Saiba tudo sobre isso antes de concordar com qualquer coisa. O próximo passo é acompanhar seu extrato online. É a maneira mais fácil e precisa de lidar com seu dinheiro.

Dicas & Advertências

  • Lide com um cheque sem fundo imediatamente. Isso mostra boa fé para todos os envolvidos e lhe poupará tempo, dinheiro e futuros embaraços.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media