Por que o chiclete endurece quando você bebe água?

O chiclete é produzido com uma fórmula de borracha

bubble gum image by Tomasz Plawski from Fotolia.com

Essa é uma pergunta intrigante e a resposta mais simples é porque a temperatura da água é mais fria do que a temperatura da boca humana. A água comprime a elasticidade do chiclete, tornando-o mais duro e menos mastigável.

O que é o chiclete?

O chiclete foi originalmente feito a partir da seiva do sapotizeiro (árvore do sapoti), que também foi usada para fazer borracha. Os cientistas na década de 1950 substituíram a seiva da árvore com uma alternativa do plástico emborrachado sintético. Enquanto outros ingredientes, como aromatizantes e corantes vão para a goma, o ingrediente principal que mantém a mistura de elementos e dá a característica de chiclete é, essencialmente, uma borracha sintética.

Temperatura quente

O chiclete, quando aquecido, é feito para derreter e amolecer. Pense em deixar o chiclete no sol ou no painel do carro em um dia quente, ele vai derreter e ficar muito pegajoso. Quando um humano mastiga chiclete, a temperatura na boca pode passar de 37ºC, derretendo eficazmente o chiclete que passa de um bloco sólido para uma substância úmida mastigável.

Temperatura fria

Quando a água fria ou até mesmo em temperatura ambiente entra em contato com o chiclete, a borracha dentro dele perde a sua elasticidade, comprime-se e endurece porque as propriedades da borracha no chiclete determinam que quente suaviza e frio endurece. Isso é verdade não apenas para o chiclete, mas também para todos os tipos de borrachas como fios e elásticos. Se um líquido quente (como um chá) entrar em contato com o chiclete, ele voltará a ser macio e mastigável.

Mudanças químicas

Não há reação química que amoleça o chiclete, ou seja, não importa qual substâncias interagem com ele, pois a dureza ou maciez do chiclete é baseada unicamente na temperatura e nada mais. A goma não se importa se está sendo exposta a chá gelado, água, suco, leite ou refrigerante. Ele, no entanto, se importa se o líquido está quente ou frio.

Aplicações

Saber que a temperatura afeta o chiclete é útil se ele ficar preso em um tapete, ao cabelo ou à roupa. Aplicar gelo no chiclete vai endurecê-lo e ele pode ser retirado da superfície à qual está preso.

eHow Brasil
×