Mais
×

Por que o chihuahua treme?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os chihuahuas são a menor raça de cães, mas eles compensam a falta de tamanho com uma personalidade forte. Esses minúsculos cachorros costumam ter entre 15 e 25 cm de altura e pesar 2,7 kg. Eles se apegam bastante aos donos, mas demoram um pouco para se acostumar a outras pessoas, e isso faz com que o treinamento de obediência seja ainda mais importante para o cão. Essa raça é mais propensa a desenvolver certos tipos de doenças, como luxação da patela, hipoglicemia, problemas dentários, cardíacos e oculares, contudo, tremer não costuma estar relacionado à saúde.

Os chihuahuas tremem por diversas razões, mas elas não costumam ser alarmantes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Excesso de energia

Os chihuahuas são cães que têm muita energia. Por vezes, eles simplesmente precisam dar uma volta ou brincar um pouco para gastar essa energia que os faz tremer. Apesar de ser tentador carregá-los no colo, devido ao seu porte pequeno, eles precisam andar e correr.

Resista à atenção de levá-los no colo, pois eles precisam de muito exercício (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Animação

Por vezes, eles tremem quando ficam animados. Quando algum familiar chega ou quando é hora da refeição ou de brincar, eles podem tremer de animação. Não há motivo para alarme, pois isso irá cessar assim que eles se acalmarem.

Nervosismo ou tristeza

Como previamente mencionado, os chihuahuas são mais reservados com pessoas e experiências novas, mas quanto mais ele se socializar quando filhote, menos se chateará com esses novos estímulos. Eles podem tremer quando estiverem nervosos ou tristes, o que pode ocorrer devido a uma tempestade, a presença de uma nova pessoa ou animal ou qualquer outra situação em que ele fique estressado. Se ele estiver estressado, o cão provavelmente irá tremer e latir ou ganir. É importante entender o que o está deixando chateado para resolver essa situação. É muito importante não fazer carinho ou confortar o cachorro, pois isso reforçará o comportamento ainda mais, deixando-o com mais medo. O simples fato de conversar com ele em uma voz calma já ajudará a dissipar o nervosismo.

Frio

Os chihuahuas são cachorros pequenos com metabolismos acelerados, o que os faz perder calor muito rapidamente. O nome dessa raça vem do estado de Chihuahua, no México, que é de onde eles vêm, por isso, eles estão mais adaptados a climas quentes. Tremer é uma forma de gerar calor corporal para qualquer animal, por isso, pode ser necessário colocar roupinhas nele para regular a temperatura durante as estações mais frias. Eles sempre devem ficar dentro de casa e ser protegidos quando expostos ao ar livre com o clima frio.

Roupinhas são uma necessidade para os chihuahuas durante as temperaturas frias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article