Como fazer uma chinchila parar de urinar em prateleiras de madeira

Escrito por jane tyne Google | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma chinchila parar de urinar em prateleiras de madeira
Saiba como lidar com a sua chinchila (Creatas/Creatas/Getty Images)

As chinchilas são animais de estimação engraçados e interessantes que criam laços com seus donos e apreciam sua companhia. Se estiverem saudáveis e suas gaiolas limpas, elas quase não possuem odor e são facilmente domesticadas. Os problemas chegam a existir caso sua chinchila decida que uma ou mais de suas prateleiras de madeira devem ser usadas como banheiro. Todas as chinchilas precisam de suas próprias prateleiras, porque escalam e pulam por natureza, então remover tais prateleiras não é uma opção. Na verdade, se não houver prateleiras suficientes para a chinchila escalar ou pular, os problemas de comportamento e de saúde podem piorar.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Limpador
  • Serragem adequada para chinchilas
  • Caixa de areia (opcional)
  • Almofadas de lã (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Limpe bem a gaiola com uma solução de vinagre puro e água ou com um limpador comercial de enzimas sem outros aditivos. Remova todos os resquícios do forro velho, mas separe um pouco da serragem que estiver embebida em urina para reutilização. Depois de limpá-la e antes de colocar sua chinchila de volta, seque cada parte da gaiola.

  2. 2

    Mude o local da gaiola. Alguns fatores ambientais podem assustar seu animal, fazendo com que ele marque seu território por causa de outras chinchilas, bichos que estiverem mais próximos, ou porque ele se sente inseguro em relação ao ambiente. O barulho excessivo, seja dentro ou fora do quarto, pode causar estresse na sua chinchila. Se mudar a gaiola de lugar não for possível ou não resolver o problema, considere instalar cortinas anti-ruídos, uma tela de privacidade ou qualquer outro recurso mecânico que torne a área mais aconchegante para seu animal de estimação.

  3. 3

    Coloque uma caixa de areia na prateleira que sua chinchila tem urinado. Ela não deve ser de plástico, uma vez que esses animais gostam de mastigar tais objetos, ficando doentes pela ingestão de pequenos pedaços do material. Um prato de vidro pode funcionar bem, além de ser fácil de limpar. O objeto deve estar bem preso e seguro à prateleira para que não caia. Você pode fixá-lo anexando pedaços finos de madeira, gradeando e colocando o prato dentro ou circulando-o com fios grossos e amarrando-os às grades da gaiola.

  4. 4

    Encha a caixa com jornal reciclado ou com areia própria para essa finalidade. Os dois podem ser facilmente encontrados em lojas de animais. Segundo o Dr. Dan Johnson da Avian & Ecotic Anima Care em Raleigh, N.C., essas duas opções são seguras e não farão mal à sua chinchila se ela ingerir o material. Todavia, se seu animal comer uma grande quantidade, pode ser que isso indique um problema de saúde ou de dieta, e o Dr. Johnson recomenda fazer um exame geral com um veterinário. A serragem, normalmente utilizada para gatos, pode deixar sua chinchila doente e também pode haver óleo em algumas lascas de madeira, então, não utilize esses materiais sem a aprovação de um veterinário.

  5. 5

    No lugar da caixa, coloque uma almofada de lã na gaiola, se você quiser. Entre os usos, ela terá que ser frequentemente trocada e lavada. Não utilize sabão perfumado para higienizar a lã. Lave-a na máquina com limpador de enzimas ou vinagre. A almofada deve estar presa e segura sobre as prateleiras, utilizando um fecho de velcro ou uma correia para anexá-la ao arame da gaiola. Você também pode colocar o fecho de velcro na prateleira e no verso da almofada para prendê-la à prateleira.

  6. 6

    Coloque a serragem molhada de urina que você separou no passo 1 no novo banheiro ou almofada. A chinchila será atraída pela essência, o que a encorajará a urinar na nova área.

  7. 7

    Diariamente, limpe muito bem a área das necessidades. Se o local estiver sujo ou molhado, sua chinchila ficará doente e, também, achará outro local para urinar. Sempre reserve um pouco de serragem molhada com urina, para que sirva de lembrete ao seu animal.

  8. 8

    Utilizando a solução de vinagre (ou o limpador de enzimas), limpe imediatamente qualquer acidente. Antes, molhe um pouco de serragem na urina e coloque-a no lugar apropriado para necessidades.

Dicas & Advertências

  • Se a prateleira de madeira estiver muito danificada devido à urina, o melhor é trocá-la. Utilize somente pinho seco em estufa ou outras madeiras que sejam seguras para sua chinchila roer.
  • O Dr. Johnson diz que "a urina na prateleira pode ser simplesmente um problema comportamental, como também uma infecção, pedras ou tumores na bexiga. Portanto, qualquer mudança no comportamento da eliminação deve ser investigada por um veterinário".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível