on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como chocar ovos de faisão em uma incubadora

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ovos de faisão são chocados pelas fêmeas ou em incubadoras durante 23 ou 24 dias. Um ovo normalmente é fértil quando o faisão macho é colocado junto da fêmea antes da postura dos ovos.

Existem incubadoras de vários tamanhos e formatos, mas há dois tipos básicos. As que têm ventiladores para que o ar circule geralmente são grandes e possuem várias prateleiras para colocar os ovos; já as que usam somente a ventilação ambiente normalmente são menores, possuem apenas uma fileira de ovos e são mais baratas.

Instruções

É possível chocar ovos de faisão em incubadoras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare a incubadora, certificando-se de que ela esteja limpa e desinfetada. Coloque-a em um local fechado com pouca variação de temperatura e fora do alcance direto da luz solar. A temperatura e a umidade apropriadas dependem do tipo da incubadora. Siga as instruções do fabricante para manter as configurações adequadas. Para os seus propósitos, a temperatura deve ficar em torno de 37,5 ºC e a umidade em pelo menos 65%.

    Loading...
  2. Deixe a incubadora ligada de 24 a 72 horas antes de colocar os ovos dentro, para garantir que esteja funcionando apropriadamente e manter uma temperatura constante. Use um termômetro e um psicrômetro precisos para verificar a temperatura e a umidade.

  3. Compre os ovos de faisões fêmeas saudáveis e bem alimentados (a temporada de postura de ovos começa na metade de abril e vai até junho). Assegure a escolha de ovos com tamanho uniforme e brilho suave. Os sujos, manchados e de formato estranho provavelmente não chocarão. Não coloque ovos rachados ou com a casca fina na incubadora.

  4. Higienize os ovos usando desinfetante, seguindo as instruções do recipiente. Os ovos podem abrigar bactérias que os impedirão de chocar.

  5. Coloque os ovos na incubadora. Use um lápis para marcar um X em um dos seus lados e vire-os pelo menos três vezes por dia em intervalos de oito horas de modo que o X fique virado para cima, para baixo e para cima de novo. É possível usar um virador automático, que mantém uma programação constante. Após o 21º dia de incubação, pare de virá-los.

  6. Deixe que os filhotes quebrem a casca sem ajuda. Coloque-os na chocadeira quando eles estiverem secos.

Loading...

Dicas

  • Observe regularmente os ovos durante a incubação: segure-os de frente a uma luz forte, a qual revela se os embriões estão ou não se desenvolvendo normalmente. Fotos do desenvolvimento podem ser encontradas nas Referências da Universidade da Califórnia abaixo.

O que você precisa

  • Incubadora de ovos
  • Termômetro
  • Psicrômetro
  • Ovos férteis
  • Chocadeira (para filhotes)

Referências

Loading ...
Loading ...