Por que chove quando a pressão do ar está baixa?

Escrito por lee morgan | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que chove quando a pressão do ar está baixa?
Tempestades elétricas estão relacionadas a sistemas de baixa pressão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Assista à previsão do tempo na televisão e provavelmente você ouvirá o repórter dizendo algo sobre atingir área de baixa pressão, e prever em seguida uma chance de chuva na área. Não é uma coincidência, entretanto, muitas pessoas não sabem que isso ocorre com regularidade. Há uma boa explicação. Aprenda sobre como sistemas de baixa pressão afetam o clima e esteja apto a prever o tempo por si mesmo usando um barômetro.

Condensação do ar ascendente

Leituras de altas e baixas pressões são um indicador do quanto de peso a atmosfera imprime sobre uma área em particular. Quando a pressão estiver baixa, o ar fica livre para subir enquanto esfria e condensa. Essa condensação forma nuvens feitas de gotículas de água e cristais de gelo que se agrupam em partículas de poeira suspensas no ar. Finalmente, essas gotículas e gelo caem em forma de chuva. Sem a baixa pressão, muito do ar no vapor d'água das nuvens não chegariam tão alto a ponto de condensar, e não choveria. É por isso que a baixa pressão é geralmente associada à chuva.

Chuva constante

A chuva vem em uma variedade de intensidades, e a chuva constante não é o que sempre se vê. Quando ocorre uma chuva longa e constante, é devido à localização do sistema de baixa pressão em relação à frente de ar quente. O ar quente e úmido entra em uma área de baixa pressão e é empurrado por cima do ar frio. O resultado são períodos mais longos e constantes de chuva.

Tempestades elétricas

Quando um sistema de baixa pressão está à frente de uma frente de ar frio, o ar quente menos estável à frente pode se transformar em uma tempestade elétrica dentro de uma área de baixa pressão com ventos em sentido horário. Essas são as condições que provocam as mais severas tempestades de raios e chuvas mais curtas e mais pesadas geralmente vistas no verão e na primavera em certas localidades. Quanto mais baixa a pressão, mais o ar pode subir e formar nuvens de tempestade. Tipicamente, quanto mais altas as nuvens, mais severas as tempestades elétricas.

Causas da baixa pressão

A causa principal das diferenças de pressão ao redor do mundo é o Sol. Por causa de sua rotação, pelo formato da Terra e pelo nascer e pôr do sol, as temperaturas são diferentes ao redor do mundo. As diferenças de temperatura afetam a quantidade de pressão. A atmosfera se ajusta constantemente para tentar equalizar a pressão do planeta, normalmente sem sucesso. Os ajustes constantes de mudança de pressão devido a temperaturas fazem as áreas de alta e baixa pressão se moverem. Em sistemas de grandes chuvas ou neve, o sistema de baixa pressão tem a pressão ainda mais diminuída por causa do aquecimento que ocorre como resultado da presença de vapor d'água aquecido pelo sol.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível