×
Loading ...

Como fazer um churrasco de bife no forno

Atualizado em 19 julho, 2017

Preparar um bom bife assado é difícil, pois algumas variáveis podem alterar o resultado, qualquer que seja o método que você esteja utilizando. Em muitas churrascarias, se usa uma grelha ao fogo para preparar as carnes, devido ao sabor e à crocância criada por fora. Porém, existem maneiras de se conseguir um churrasco de bife de qualidade em sua própria casa, usando equipamentos básicos que você provavelmente já possui na cozinha.

Instruções

Saiba como preparar um ótimo churrasco de bife no forno (CRP photo)
  1. Pegue os bifes da geladeira e cubra-os, deixando-os por volta de 20 minutos em temperatura ambiente. Use papéis toalha para passar sobre a carne para que seque sua superfície de qualquer umidade.

    Loading...
    Seque a carne com papel toalha para retirar a umidade (CRP photo)
  2. Preaqueça a frigideira no forno. Uma que possua uma superfície canelada é preferível, devido à sua estabilidade e melhor distribuição e retenção de calor, mas ela também demora mais tempo para esquentar. Coloque-a em fogo alto por dez minutos, pingando uma gota de azeite para testar. Se o óleo começar a queimar, a frigideira está quente o suficiente. Se evaporar imediatamente, ela está muito quente e, nesse caso, abaixe o fogo e espere um minuto ou dois.

    A frigideira deve ser preaquecida (CRP photo)
  3. Pincele cada lado da carne com um pouco de azeite e coloque-a na frigideira. Vai se formar um pouco de fumaça e um grande chiado, mas não se preocupe. Resista à tentação de ficar virando o bife constantemente — isso somente fará com que o caldo saia da carne e ela se resseque.

    O tempo de preparo é importante (CRP photo)
  4. Ajuste o cronômetro. Asse por aproximadamente seis minutos em cada lado para preparo no ponto ou quatro minutos para deixar a carne mal passada. O tempo exato depende da rigidez do bife e do calor da frigideira. Pressione levemente a carne com seu dedo; as carnes mal passadas ficam macias e suculentas, enquanto as bem passadas ficam flexíveis. Use o cronômetro para calcular o tempo.

    A carne mal passada fica macia e suculenta, já a bem passada, flexível (Mark May)
  5. Retire os bifes da frigideira ao final do tempo de preparo. Cubra-os com papel laminado e deixe-os descansar por no mínimo cinco minutos. Essa é uma parte absolutamente essencial de preparo da carne que muitas pessoas desconhecem. O descanso deixa que as fibras da carne relaxem e os sucos se redistribuam, criando uma carne mais macia e consistente para o corte.

    O descanso da carne é essencial para que ela fique macia e consistente (Mark May)
Loading...

Dicas

  • Coloque os bifes em um prato ou em uma travessa. Isso reunirá quaisquer sucos acumulados que restarem e que possam ser usados para fazer ótimos molhos para acompanhar seus assados.
  • Recomenda-se que se faça a medida do bife com um termômetro para carnes, sendo que a temperatura mínima interna deve ser entre 49 °C e 54 °C.

Aviso

  • Vire o bife com o auxílio da escumadeira (uma ferramenta de cozinha usada geralmente para peixes). Evite usar pegadores, pois seus dentes afiados podem perfurar a carne, fazendo com que os sucos escapem.

O que você precisa

  • Frigideira de ferro fundido
  • Carne de boa qualidade com corte de aproximadamente 2,5 cm de espessura
  • Toalhas de papel
  • Azeite de oliva
  • Pincel culinário
  • Cronômetro
  • Escumadeira

Referências

Loading ...
Loading ...