×
Loading ...

Chuva ácida e limpeza de vidros e janelas

Atualizado em 11 maio, 2018

A chuva ácida pode causar problemas a quem tem casas. Além do óbvio impacto ambiental, a chuva ácida deposita minerais em todas as superfícies. Se você tentar limpar esses depósitos usando um limpador comum de vidros, pode ser quase impossível remover as crostas endurecidas. Entretanto, existe um jeito simples de limpar pequenos depósitos de minerais decorrentes da chuva ácida sem gastar muito dinheiro em produtos especiais.

Limpar as janelas logo após a chuva ácida previne marcas de água. (Creatas/Creatas/Getty Images)

Chuva ácida

A chuva ácida é a precipitação aumentada de ácido, que nem sempre é na forma de chuva, que tem mais ácido nítrico e sulfúrico. Esses compostos químicos se encontram naturalmente na atmosfera, mas a chuva ácida se torna um problema quando as usinas de geração de energia emitem altos níveis destes compostos, aumentando os níveis naturais espontaneamente. Quando a chuva se forma na presença desses compostos da atmosfera, partículas ficam presas nas gotas de água e caem na terra.

Loading...
As usinas de geração de energia aumentam os níveis de ácidos na atmosfera. (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Depósitos de água dura (água com muitos minerais)

A chuva por si só já é ácida, mas de maneira leve. O pesadelo da limpeza começa quando a água seca, deixando depósitos. Esses depósitos crostosos, parecidos com as marcas do box do banheiro, permanecem lá, já que não são leves o suficiente para evaporarem novamente para a atmosfera. A maioria dos especialistas em limpeza recomenda limpar os depósitos de chuva ácida da mesma forma que você limpa a porta do box.

Limpadores de vidro

Os limpadores de vidro não são muito efetivos sobre depósitos água dura ou de chuva ácida pois eles tentem a ser a base de alvejantes ou amônia. Esses compostos químicos são altamente alcalinos. Para a limpeza geral, essa formulação é efetiva, mas depósitos água mineralizada e de chuva ácida requerem ácidos fortes para serem quebrados, pois suas ligações são formadas de forma diferente da sujeira comum.

Limpadores de depósitos de água

Existe uma variedade de limpadores úteis para depósitos de chuva ácida e de água dura. O detergente desincrustante é feito especificamente para esse tipo de depósito. Vinagre e ácido cítrico são os preferidos dos profissionais da limpeza pois removem os depósitos sem prejudicar o meio-ambiente. Aplique o detergente e os ácidos caseiros para áreas bastante problemáticas usando um spray. Molhe um pedaço de pano com a solução e mantenha-o nas manchas pequenas. Enxague completamente a superfície de vidro depois de limpar os depósitos de chuva ácida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...