Seal, um famoso compositor e cantor de pop, é um exemplo perfeito de pessoa que prova que pode ter sucesso na vida, apesar dos problemas de saúde. Por toda vida, Seal tem enfrentado uma doença que o deixa marcado com cicatrizes faciais evidentes.
Doença de Seal
Na infância, Seal foi atingido por uma doença chamada lúpus eritematoso discoide.
Efeitos
A doença deixou Seal com cicatrizes em forma de meia-lua no rosto e também com perda de cabelo. Apesar de envergonhado e deprimido, Seal disse que ele aprendeu a viver com isso e depois considerou a condição como uma predestinação ao estrelato.
O que é o lúpus eritematoso discoide?
O lúpus eritematoso discoide afeta apenas a pele e é causado por uma doença autoimune. A princípio, ele ocorre quando o tecido do corpo é atacado pelo próprio sistema imune.
Complicações importantes
Quando outros órgãos como coração, pulmões, rins, articulações e sistema nervoso são acometidos por esta doença, ela é chamada de lúpus eritematoso sistêmico e pode ser bem grave. Ela afeta mais mulheres e pode gerar complicações durante a gestação.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com os sinais e sintomas, e inclui evitar exposição à luz solar, uso de corticoides, antimaláricos e medicamentos imunomoduladores. O caminho para a recuperação deve incluir também a prevenção ao estresse, assim como um bom descanso e relaxamento.