O que é um ciclo de receitas?

Escrito por mitch mitchell | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um ciclo de receitas?
Discutindo as receitas do negócio (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Um ciclo de receitas é o processo utilizado pelos negócios para descrever a progressão financeira de suas contas a receber, desde a aquisição do primeiro produto (caso a empresa se baseie em produtos) até o momento em que receberem o pagamento por ele, contanto que valor do pagamento seja o valor total.

Outras pessoas estão lendo

O início do processo do ciclo de receitas

Para as empresas que vendem produtos, o processo do ciclo de receitas começa quando o produto é precificado e está pronto para venda. Se a empresa precisa comprar produtos para prestar serviços, o ciclo de receitas começa assim que o produto estiver em sua posse e for precificado.

O que é um ciclo de receitas?
Manteiga de amendoim, pronta para venda (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Gerenciamento do ciclo de receitas dos negócios com base em produtos

Se uma empresa vende produtos, a primeira fase do processo do ciclo de receitas é vendê-los. Ao realizar a venda, caso ela receba o pagamento total no ponto de venda e registre a compra, o ciclo de receitas está concluído. Se realizar a venda, mas o pagamento recebido for parcial, a empresa passa à próxima fase, que é o processo de arrecadação. Geralmente, o gerenciamento do ciclo de receitas é realizado pelo departamento de contas a receber (ou de contabilidade) de uma empresa.

O que é um ciclo de receitas?
Pagamento total efetuado no ponto de venda (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Gerenciamento do ciclo de receitas dos negócios com base em serviços

Se a empresa vender serviços, o que também pode incluir a cobrança pelos produtos adquiridos, a próxima fase é a prestação do serviço. Se o valor dos serviços e suprimentos utilizados for arrecadado totalmente no momento do faturamento, o ciclo de receitas está concluído. Se o valor arrecadado for parcial, a empresa retorna ao mesmo ciclo de receitas, como se estivesse apenas vendendo os serviços.

O que é um ciclo de receitas?
Os mecânicos prestam um serviço (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Gerenciamento do ciclo de receitas: o processo de arrecadação

Quando as empresas entram no processo de arrecadação, essa torna-se a parte mais frágil de toda a progressão do ciclo de receitas. As empresas controlarão o progresso dos processos de seu ciclo de receitas definindo os períodos nos quais há contas a receber pendentes ou verbas não arrecadadas.

Todas as empresas esperam que o pagamento total seja feito dentro dos primeiros 30 dias, mas nem sempre isso acontece, dependendo de muitos fatores que estão além de seu controle. Isso causa a divisão do relatório do ciclo de receitas em etapas, que mostram onde o dinheiro está. Geralmente, há períodos de 30 dias, seguidos por 60, 90, 120 e 360 dias. Pode haver outros períodos entre os mencionados, mas nem todos os relatórios são padronizados. Com base em cálculos específicos que utilizam os números das receitas e contas a receber, uma empresa pode determinar os dias das contas a receber e podem determinar, em média, quanto tempo vão demorar para arrecadar seu dinheiro.

O que é um ciclo de receitas?
Contas (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gerenciamento do ciclo de receitas: recebendo o pagamento

O ciclo de receitas é finalmente concluído quando uma conta é paga totalmente ou quando uma empresa dá baixa em uma conta dos livros contábeis, enviando-a a uma agência de cobrança ou cancelando-a completamente. Cada empresa e cada setor determinam as regras sobre como lidar com as contas a receber pendentes. É importante que as empresas controlem o processo de seu ciclo de receitas por dois motivos. Em primeiro lugar, é assim que elas poderão determinar sua lucratividade com base em sua geração de receitas e, em segundo lugar, elas podem controlar seu fluxo de caixa e alterar os processos para que o dinheiro entre de forma mais rápida, se necessário.

O que é um ciclo de receitas?
Pagamentos registrados em um livro contábil (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível