Como usar o ciclo reflexivo de Gibbs

Escrito por marisa swanson | Traduzido por pina bastos
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Como usar o ciclo reflexivo de Gibbs
Ao refletir sobre o que aprendeu, o profissional dá mais sentido às suas ações (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Graham Gibbs é um professor da Universidade de Oxford que introduziu o seu ciclo de reflexão em um trabalho de 1988, "Learning By Doing: A Guide to Teaching and Learning Methods" (Aprendendo ao fazer: um guia para métodos de ensinar e aprender", em tradução livre). Esse ciclo é usado nas profissões da área de saúde como uma maneira de os profissionais acessarem e refletirem sobre qualquer situação no seu trabalho. Ao refletir e aprender a fazer isso de maneira automática, o profissional pode adquirir uma ideia de como um método ou as suas ações podem ser melhorados quando uma situação semelhante aparecer. O ciclo reflexivo de Gibbs pode ser aplicado a qualquer cenário que você ache que mereça reflexão e/ou melhorias.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Escreva uma descrição do evento. O primeiro passo em um ciclo de seis é o de descrever o evento factualmente, exatamente como aconteceu. Explique os detalhes, desde o começo até o fim do evento, e o seu papel neles. Por exemplo, "A paciente chegou para exames de rotina. Eu a pesei e tirei sua pressão.".

  2. 2

    Escreva o que você estava percebendo durante o evento. Se as suas percepções mudaram em diferentes estágios do que acontecia, certifique-se de delinear o que eram esses estágios diferentes e as suas percepções particulares associadas a eles.

  3. 3

    Escreva uma avaliação do seu evento. Liste tanto os aspectos bons quanto os maus do que aconteceu.

  4. 4

    Escreva a sua análise. Essa parte pode conter ser complicada e subjetiva. Você precisa escrever o significado do incidente ou evento. Na profissão de cuidados com a saúde, você pode refletir sobre a doença do paciente em conjunto com o seu histórico médico e colocar também uma causa para a doença. Além disso, reflita sobre o significado das suas ações durante o evento. Você cometeu um erro após um dia ruim? Um exercício de ciclo de reflexão anterior ajudou-o a manter a cabeça fria nessa situação?

  5. 5

    Escreva uma conclusão. Essa é uma avaliação do seu comportamento no evento. Considere o que você deveria ou poderia ter feito diferentemente e faça questão de reconhecer o que você fez que estava corretíssimo.

  6. 6

    Escreva um plano de ação. Considere o que você fará diferentemente se e quando essa situação ocorrer de novo. Escreva um plano decisivo para a alteração no seu comportamento em circunstâncias semelhantes.

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