Educação e ciência

Ciclo de vida do Aedes aegypti

Escrito por charles calmbacher | Traduzido por fernanda lemi
Ciclo de vida do Aedes aegypti

O Aedes aegypti é conhecida por espalhar doenças como a febre amarela, a dengue, o vírus do Oeste do Nilo, a febre de chikungunya e a dirofilariose

aedes image by lnzyx from Fotolia.com

Como seu nome sugere, Aedes argypti é originalmente da África. Hoje, é visto no mundo todo e é mais predominante em climas tropicais e subtropicais. A espécie já foi vista em climas mais frios e temperados. O A. aegypti é conhecido como o mosquito da dengue devido ao seu papel em espalhar essa doença. Esse mosquito é também o vetor primário em espalhar a febre amarela. Esta espécie também está implicada na propagação do vírus do Oeste do Nilo, na febre de chikungunya e na dirofilariose em animais domésticos. O Aedes aegypti vive em habitats próximos de humanos. É importante entender o ciclo de vida desta peste para melhor controlá-la. Assim como ocorre com outros mosquitos, o A. aegypti passa por uma metamorfose completa, com os estágios de ovo, larva, pupa e adulto.

Outras pessoas estão lendo

Cruzamentos

Machos e fêmeas cruzam logo após emergir de seus casulos de pupa. Os mosquitos machos vivem apenas alguns dias após cruzar, alimentando-se de néctar de plantas até morrerem. A fêmea fertilizada precisa se alimentar de sangue, de uma a três vezes, para que seus ovos amadureçam para a postura. Cada refeição de sangue leva cerca de dois a sete dias para ser digerida. A fêmea pode produzir até 200 ovos por ninhada, após três refeições. O número de ovos produzidos depende da quantidade de sangue consumida. Cada fêmea é capaz de produzir até cinco ninhadas em sua vida.

Ovos, embriões e eclosão

Fêmeas de Aedes aegypti geralmente põem seus ovos individualmente, apesar de eles poderem ser postos em grande quantidade. Os ovos são postos próximos de onde geralmente ocorrem alagamentos ou níveis elevados de água. Inicialmente, os ovos brancos tornam-se negros e brilhantes poucos minutos após serem postos. Eles podem sobreviver vários meses se ocorrer dessecação. Quando úmidos, eclodem em larvas em dois a sete dias, dependendo do clima e temperatura.

Crescimento larval

Larvas de mosquito são comumente chamadas de "wrigglers", em inglês, devido ao seu comportamento de se contorcer quando perturbadas. As larvas se penduram de cabeça para baixo na superfície da água com seu tubo respiratório posterior (sifão) estendido sobre a superfície, para obter ar. As larvas se alimentam de algas e microrganismos filtrados da água pelos seus bocais. Elas passam rapidamente pelos três primeiros estágios (ínstares) conforme elas crescem rapidamente e necessitam de uma muda. A larva permanece no quarto ínstar por mais tempo do que nos estágios anteriores, geralmente por três dias, em condições ideais. As larvas de A. aegypti podem sobreviver até um mês sob condições frias.

Pupação e metamorfose

Após alcançar a maturidade, o quarto ínstar entra no estágio pupal. A pupa localiza-se na superfície da água, onde respira através de um par de tubos de ar, ou trompas. As pupas dos mosquitos são móveis e respondem a estímulos. Elas não se alimentam e levam cerca de dois dias para amadurecerem. Dentro do casulo pupal, a metamorfose ocorre alterando a forma larval para um adulto com pernas, asas, olhos compostos e bocais sugadores.

Emergência do adulto e renovação do ciclo

O adulto emerge do casulo pupal depois de cerca de dois dias. Ele ingere ar para expandir seu abdômen. Isso faz com que o casulo pupal se rompa, permitindo que o adulto saia. Os adultos mudam-se da superfície da água para áreas frias e úmidas, onde eles acasalam e o ciclo de vida se inicia novamente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media