×
Loading ...

Qual o ciclo de vida de um besouro de tapete?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os besouros de tapete são também conhecidos como besouros comedores de carne por comerem carniça (animais mortos). Museus e taxidermistas usam estes besouros para comer a carne dos esqueletos. Eles limpam completamente e rapidamente a carne dos esqueletos sem causar qualquer dano aos ossos. Na natureza, o apetite dos besouros de tapete por carniça serve um valioso serviço ao mundo removendo carne apodrecida do ambiente. Eles às vezes são considerados pragas em plantações agrícolas, e ambientes comerciais e residenciais, quando comem comida e produtos que contenham ingredientes de origem animal.

Os besouros de tapete servem um valioso serviço ao meio ambiente (Oxford Scientific/Photodisc/Getty Images)

Ovos

Após o acasalamento, um besouro do tapete adulto fêmea põe ovos férteis. A fêmea põe ovos a cada cinco dias durante toda sua vida. Durante cada sessão, ela coloca entre um e 70 ovos. Ela põe seus ovos próximos a uma fonte de alimento, geralmente carniça, para que quando eles quebrem, as larvas possam comer. Os ovos são muito pequenos. Na verdade, eles são pequenos demais para serem vistos a olho nu.

Loading...

Larva

Três dias depois dos ovos serem postos, eles eclodem e as larvas saem. A larva emerge extremamente faminta e se enche de comida para acompanhar a sua taxa de crescimento rápido. Com o crescimento das larvas, elas trocam de pele para permitir o crescimento. A larva faz essa troca, em média, de seis a oito vezes. Quando tem cerca de 25 dias de idade, ela encontra um lugar escuro para ficar em preparação para a fase de pupa.

Pupa

Durante a fase da pupa, a larva troca de pele uma última vez. Essa fase dura cinco dias. Durante esse tempo, o besouro fica quase imóvel, sendo preso por sua pele. O único movimento é causado pela tentativa dele de emergir da última camada da pele da larva.

Adulto

A larva emerge da pupa como um besouro adulto. O besouro emerge com uma cor amarela pálida. Nos primeiros dois ou três dias, a coloração do besouro muda gradualmente até que se torne preto.

Expectativa de vida

A expectativa de vida desse besouro adulto é de aproximadamente três meses. Combinada com a fase larval, a expectativa de vida total dele é de aproximadamente quatro meses.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...