×
Loading ...

O ciclo de vida e cores dos gafanhotos

Uma das piores pestes do mundo, o gafanhoto tem um apetite voraz. A dieta do inseto consiste em grama e plantações, mas ele também consome arbustos, árvores e outras plantas. Os gafanhotos criam as destruições mais sérias de plantas em regiões com baixo nível de chuvas; surtos ocorrem predominantemente em regiões com menos que 63,5 cm por ano de água da chuva, de acordo com a Wyoming Wheat Growers Association e a University of Nebraska-Lincoln.

O gafanhoto apresenta várias cores corporais monótonas para se mesclar ao seu ambiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cores do gafanhoto

Os gafanhotos apresentam uma ampla variedade de cores, dependendo da espécie. As cores do inseto permitem que se misture à região em que vive. As várias cores comuns no ambiente dão ao inseto a camuflagem ideal contra predadores em potencial. O gafanhoto diferencial é verde oliva ou apresenta um amarelo dourado. O gafanhoto de duas listras é verde amarelado com duas tiras amareladas passando por toda a extensão das suas costas até a ponta de cada asa. O gafanhoto com listras verdes típico do norte dos Estados Unidos é ou dourado ou verde durante o início da primavera e verão, com asas amareladas. À medida que a estação avança, o gafanhoto perde suas asas, e suas cores mudam para marrom, verde ou cinza.

Loading...

Ovos

O gafanhoto passa por três estágios durante sua vida: ovo, ninfa e fase adulta. A maioria dos gafanhotos fêmea põe seus ovos nos 7,5 cm superiores do solo a cada outono. Elas produzem uma substância espumosa que abriga os ovos e com o tempo endurece, para lhes oferecer proteção. Uma fêmea colocará entre sete a 30 "vagens", dependendo da espécie. Cada vagem contém entre oito a 30 ovos. Se a fêmea receber ampla quantidade de comida durante sua vida, produzirá mais ovos que uma fêmea em uma dieta escassa. A fêmea coloca suas vagens no solo de campos abertos ou na grama. As vagens passam pelo inverno rigoroso protegidos dentro da vagem.

Ninfas

Os ovos começam a eclodir quando o tempo começa a aquecer com a primavera; as ninfas emergem de seus ovos em abril, maio e junho no hemisfério norte. A maioria dos ovos eclodem no meio de junho. Se o tempo permanecer frio durante toda a primavera, o processo pode ser adiado e durar até julho. Os jovens gafanhotos ninfas parecem-se com adultos. Na eclosão, as ninfas saem pelo solo e começam a comer imediatamente. As minúsculas ninfas passam por cerca de seis estágios durante os quais ficam em tamanhos maiores. Durante o quinto estágio, geralmente as asas crescem. O processo inteiro de crescimento leva cerca de 40 a 60 dias. O gafanhoto hiberna como ninfa antes de se tornar um adulto.

Adultos

Os gafanhotos adultos começam a se reproduzir com cerca de uma a duas semanas depois de alcançar a idade adulta. Apesar de ter uma forma adulta, o gafanhoto fêmea consome uma ampla dieta antes de produzir ovos viáveis. A maioria dos gafanhotos adultos vive dois ou três meses antes de morrer. Os gafanhotos adultos continuam a comer e se reproduzir até sua morte. Os gafanhotos migratórios adultos se movem de local para local comendo e colocando ovos. A maioria coloca ovos em pastagens. Os surtos de gafanhotos mais severos ocorrem durante a estação quente e seca.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...