×
Loading ...

O ciclo de vida das galinhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As galinhas começam a vida como pintinhos pequenos e indefesos. O ciclo, cujo início ocorre no interior do corpo de uma galinha, é um processo interessante que resulta no nascimento de uma nova vida.

O nascimento de pintinhos é um processo fascinante (chicken image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

A galinha

O processo da criação de um pintinho começa com o acasalamento de um galo e uma galinha. De acordo com o Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Oklahoma, a galinha tem um órgão reprodutor que consiste em um ovário. O órgão sexual feminino está anexado a meio caminho entre o pescoço e a cauda e contém vários milhares de óvulos que amadurecem a cada dez a 12 dias. A galinha tem um oviduto localizado entre o ovário e a cauda, onde o esperma se desloca durante o acasalamento.

Loading...

O galo

Segundo o Ministério de Agricultura da Nova Escócia, o galo não tem um pênis; em vez disso, ele tem testículos que produzem esperma. Os testículos são conectados ao canal deferente anexados a papilas, que são pequenas projeções na cloaca. A cloaca é um órgão do qual ambos os gêneros dispõem e serve tanto para o acasalamento quanto a defecação.

Acasalamento

As galinhas e os galos se acasalam ao tocar as cloacas. Durante essa ação, o galo deposita esperma no oviduto, onde é conduzido até o ovário.

Fertilização

A fecundação ocorre quando o espermatozoide do galo alcança o óvulo da galinha. Em seguida, as células do óvulo fertilizado começam a se dividir para formar o embrião.

Eclosão

Durante o processo de incubação, o ovo precisa perder 13% de seu peso para que o pintinho possa bicar a casca no momento da eclosão. Se o filhote for muito grande ou pegajoso, não poderá se posicionar na extremidade larga do ovo para usar seu "dente do ovo" a fim de perfurar a casca. Se tudo correr bem, ele usará esse dente para sair do ovo.

Crescimento do pintinho

Um pintinho leva dois anos para se transformar em um adulto. Geralmente, os galináceos vivem cerca de oito anos caso não sejam abatidos para a alimentação ou mortos em razão de doenças ou predadores. A galinha mais velha do mundo, uma coadjuvante no show de um mágico chamada Matilda, viveu por 16 anos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...