Mais
×

O ciclo de vida do pulgão-do-pessegueiro

O Myzus persicae, também conhecido como pulgão-do-pessegueiro, é encontrado em todo o mundo. Esse pulgão espalha doença entre plantas e ataca plantações em campos, jardins e estufas. O ciclo de vida do pulgão inclui a postura de ovos e crias nascidas vivas, reprodução sexuada e assexuada, e gerações com e sem asas. O ciclo de vida pode variar de um clima para outro.

Pessegueiro (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Duração

Mesmo que o ciclo de vida do pulgão-do-pessegueiro siga sempre o mesmo padrão, sua duração será determinada pelas condições ambientais. Em climas amenos, o ciclo de vida pode se completar dentro de dez a 12 dias. Isso permite que até 20 gerações dos pulgões nasçam em um único ano em climas mais quentes.

Ovo

Os ovos da fêmea adulta são depositados em determinados tipos de árvores frutíferas no outono, em climas com invernos mais frios. Os ovos medem cerca de 0,6 mm de comprimento e são elípticos. Quando postos, os ovos são amarelos ou verdes, mas ficam pretos conforme amadurecem. Estes ovos crescerão durante o inverno e eclodirão na primavera. Esta fase não existe em climas mais quentes.

Ninfa

As ninfas fêmeas emergem do ovo na primavera para começar a primeira geração da temporada. Elas também nascem de fêmeas adultas durante todo o restante da temporada, ou durante todo o ano em climas mais quentes. Quando a ninfa emerge, ela é verde, ficando amarela pouco depois. Há quatro estágios de desenvolvimento antes de a ninfa atingir a fase adulta.

Adulto

O pulgão fêmea vai se reproduzir -- dar à luz ninfas fêmeas -- de seis a 17 dias após a eclosão. Esta reprodução é assexuada, e só a geração nascida no outono exige acasalamento para a reprodução. O pulgão adulto pode viver até 23 dias. Depois de cerca de oito gerações de reprodução em uma única árvore, os pulgões produzem gerações aladas, que voam para outras plantas hospedeiras. Os pulgões adultos sem asas têm cores que variam de verde a amarelo pálido, enquanto o pulgão adulto alado é verde com manchas pretas ou marrons em seus abdômen. Eles medem entre 1 e 6 mm de comprimento, e seu corpo tem forma de amêndoa.

Geração do outono

Conforme a temperatura vai baixando no outono, uma geração de pulgões alados machos e fêmeas é produzida. As fêmeas chegam a uma árvore hospedeira e dão à luz a uma geração de ovos de pulgões sem asas. Os machos são atraídos e acasalam com as fêmeas produtoras de ovos. Em seguida, estas fêmeas colocam de quatro a 13 ovos, que crescerão durante o inverno e eclodirão na primavera.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article