Como os cientistas preveem um alinhamento planetário?

Escrito por jack ori | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os cientistas preveem um alinhamento planetário?
Os cientistas podem prever o alinhamento planetário usando computadores (colorful planets image by Luisafer from Fotolia.com)

O alinhamento planetário refere-se a um fenômeno em que vários ou mesmo todos, dentre os planetas de nosso sistema solar aparecem alinhados em uma linha reta a partir do Sol para os observadores. Embora seja impossível que todos os oito planetas realmente se alinhem desta maneira devido a diferenças na inclinação orbital de cada planeta, ocasionalmente vários dos planetas parecerão agrupar-se desta maneira. Os cientistas usam softwares de computador, matemática e seu próprio conhecimento sobre a posição de cada planeta no espaço para ajudá-los a prever quando estes eventos ocorrerão.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Este fenômeno refere-se à maneira com a qual os planetas aparecem posicionados no céu noturno. Os astrônomos usam o termo para dizer que todos os planetas se alinham a partir do sol em uma linha reta, o que é, na verdade, impossível, já que a inclinação orbital de cada planeta é ligeiramente diferente em relação à da Terra. Um termo mais preciso é "conjunção planetária", como em algumas ocasiões, várias órbitas dos planetas estão próximas o suficiente uma da outra de tal forma que os planetas parecem estar agrupados quando observados.

Caminho orbital

Para calcular o alinhamento planetário, os cientistas precisam ser capazes de calcular a órbita de cada planeta em torno do Sol em relação ao caminho relativo da Terra. Isso ocorre porque as pessoas veem o céu noturno estando na Terra — o que eles veem a cada noite depende de onde eles estão no caminho orbital do planeta. Como os caminhos se cruzam, depende de como a Terra está inclinada e de como os outros planetas estão inclinados durante esta época do ano.

Frequência

O alinhamento planetário envolvendo todos os planetas é muito raro. Isto acontece uma vez a cada 200 anos, pois todos os planetas devem estar do mesmo lado do sol e ao mesmo tempo a fim de haver tal alinhamento. O último alinhamento ocorreu em 2000.

Mais frequentemente, grupos de três a cinco planetas se juntam no céu pela noite, fenômeno que acontece uma vez a cada 40 a 50 anos. Um alinhamento de quatro planetas (Mercúrio, Marte, Vênus e Saturno) ocorreu em abril de 2002 e os astrônomos esperam que o próximo alinhamento ocorra em 2040.

Fenômeno natural

Muitas pessoas estão interessadas em saber como os cientistas preveem o alinhamento planetário porque elas acreditam que os desastres naturais ou padrões climáticos estranhos são causados ​​por este fenômeno. No entanto, este não parece ser o caso. Não houve mais incidentes de desastres naturais ou emergências meteorológicas durante o alinhamento planetário em 2000 do que havia em outras épocas.

Software de computador

Os cálculos matemáticos necessários para prever o alinhamento planetário são complexos. Os astrônomos usam uma variedade de softwares de computador para ajudá-los a prever este fenômeno e os não-astrônomos também podem usar softwares para ajudá-los a entender o que esperar ver no céu noturno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível