Como fazer cilindros de vidro no Maya

Escrito por tim raud | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer cilindros de vidro no Maya
O Maya é uma ferramenta 3D poderosa da Autodesk (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

O Maya é uma ferramenta poderosa da Autodesk para criação de gráficos em 3D, animação e modelagem. Usuários criam amostras e texturas impressionantes com essa aplicação. Fazer uma textura de vidro exige que se faça um sombreador em um raio mental que possa ser aplicada a qualquer objeto. Isso irá ajudar com o realismo da iluminação e nos detalhes do objeto. Criar uma textura de vidro é útil quando desenhar um objeto como um copo d'água, tubo de ensaio ou um pilar de vidro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Carregue o Maya, clique em "File" (Arquivo) e selecione "New" (Novo) para iniciar um novo projeto.

  2. 2

    Na barra de ferramentas do topo, crie em "Create" (Criar). Selecione a aba "Polygon" (Polígono) e escolha o ícone com a forma de "Ciylinder" (Cilindro).

  3. 3

    Pressione a superfície do projeto e arraste o mouse para criar o cilindro. Clique-duplo no cilindro para mudar as suas dimensões, como altura, raio e escala. Clique em "Apply" (Aplicar).

  4. 4

    Clique em "Materials" (Materiais) na barra de ferramentas do topo e selecione "Anisotropic" (Anisotrópica) na lista de tipos de material, e nomeie o material novo.

  5. 5

    Selecione a aba de propriedades do novo material, clique na caixa pequena próxima à barra deslizante para "Transparency" (Transparência). Selecione a textura "Ramp" (Declive) como atributo. Ajuste um gradiente em preto e branco para a textura clicando no pequeno círculo no campo de cores.

  6. 6

    Retorne às "Properties" (Propriedades) do novo material e clique na pequena caixa perto da propriedade "Reflected Color" (Cor Refletida). Selecione "Ramp" e o tipo de textura outra vez, mas use apenas branco no campo de cores.

  7. 7

    Clique em "Windows" (Janelas) na barra de ferramentas do topo e escolha "Rendering Editors" (Editores de renderização). Selecione a opção "Hypershade"(Hiper sombreamento) e escolha "Sampler Info Utility" (Utilitário de informação da amostra) da lista à esquerda.

  8. 8

    Arraste o "Sampler Info Node" (Nó de informação da amostra) no gradiente preto e branco do passo 5. Selecione "Other" (Outro) quando questionado sobre um tipo de conexão. Selecione "Facing Ratio" (Taxa de cobertura) no lado esquerdo do tipo de conexão e então, "V Coordinate" (Coordenada V) no lado direito para conectar os dois.

  9. 9

    Repita o passo 8 na textura de declive branca do passo 6, arrastando um "Sampler Info Node" nele e conectando a "Facing Ratio" à "V Coordinate".

  10. 10

    Salve a textura e arraste ao cilindro para aplicar ao objeto.

  11. 11

    Clique em "Windows" na barra de ferramentas do topo e selecione "Mental Ray"(Raio Mental). Marque a caixa com a opção de traçar raio, ajuste a barra deslizante para "Reflections" (Reflexões) e "Refractions" (Refrações) para "10", a "Max Trace Depth " (Profundidade máxima de rastreio) para "20" e a "Shadow Trace Depth" (Profundidade de rastreio de sombra) para "2".

  12. 12

    Abra as propriedades da textura do vidro e clique na categoria "Raytrace Options"(Opções de traçado de raios). Ajuste as barras deslizantes para mudar o "Refractive Index" (Índice de refração) para "2", o "Refraction Limit" (limite de refração) para "12" e marque a caixa com a opção "Refractions" (Refrações).

  13. 13

    Salve e feche as propriedades da textura. Seu cilindro de vidro deve estar completo agora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível