Mais
×

Cílios aparados crescem novamente?

Atualizado em 17 abril, 2017

Passe pelo corredor de cosméticos de qualquer loja e você encontrará dúzias de produtos prometendo lhe dar cílios longos e volumosos. Embora algumas pessoas sejam abençoadas com cílios longos e volumosos, outras precisam de cosméticos ou remédios farmacêuticos para alongar, escurecer ou engrossar seus cílios.

O que acontece se você cortar seus cílios? Eles crescerão novamente? Se sim, eles crescerão igualmente? As respostas podem ser determinadas de acordo com o modo que eles foram cortados, se tiver sido por razões cosméticas ou se um médico o tiver feito por razões médicas.

Cílios longos (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano)

História

Como demonstrado pelo mundo da moda e dos cosméticos pelos produtos disponíveis para cílios, a moda atual enfatiza o cultivo de cílios e sobrancelhas. Como o cabelo do couro cabeludo, os cílios protegem os olhos de substâncias externas. Tanto o cabelo quanto os cílios têm funções cosméticas e protetivas e ambos são estilizados de acordo com a moda atual.

Bohidharma, um sábio indiano que levou o Budismo Zen para a China e o Japão, supostamente cortou suas pálpebras e cílios para se manter acordado enquanto meditava. Os cílios caíram na terra, de acordo com a lenda, enraizou e cresceu, tornando-se uma planta de chá verde, atualmente comercializada para ajudar as pessoas a se manterem alertas.

Considerações médicas

Cílios são frequentemente cortados por razões médicas. Por exemplo, se parasitas (como piolhos) forem encontrados nos cílios, o tratamento pode incluir cortar os cílios na base.

No passado, os cílios eram cortados como preparação para cirurgia de catarata. Cortá-los era uma maneira de prevenir infecções. Atualmente, os cirurgiões usam fitas ao invés de cortá-los para prevenir infecções.

Ciclo do crescimento capilar

O que exatamente são os cílios? Eles são cabelo. Todo o cabelo humano, incluindo os cílios, passam por um ciclo de crescimento capilar. O cabelo cresce, para de crescer e cai. Geralmente, mais de 90% do cabelo de uma pessoa está na mesma fase. O resto do cabelo está "descansando" ou caindo. Cílios e sobrancelhas crescem a metade da taxa do crescimento capilar. O modo como eles crescem novamente dependerá do estágio de crescimento deles quando cortados.

Equívocos

Cortar o cabelo, incluindo depilação, não afeta o modo como ele cresce novamente. A textura, cor e taxa de crescimento do cabelo não são afetadas pelo corte ou depilação. Cada cílio (assim como cada fio de cabelo) pode estar em um estágio diferente do ciclo quando forem cortados. Portanto, o cílio pode cair mais cedo, causando uma aparência desigual. Além disso, o comprimento do ciclo de crescimento de cada folículo de cabelo e cílio pode variar, causando uma aparência desigual.

Considerações

Já que o ciclo de crescimento de um cílio é muito mais curto do que o do cabelo, qualquer desigualdade causada pelo corte dos cílios não durará muito. Se você estiver preocupada com a aparência dos seus cílios enquanto eles crescem, você pode usar tratamentos cosméticos como rímel ou cílios postiços enquanto eles estão crescendo. Você também pode consultar um médico para saber mais sobre a droga Latisse, que aumenta o tempo da fase de crescimento dos cílios.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article