Cimento cinza vs cimento branco

Escrito por judith evans Google | Traduzido por lynn blanch
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cimento cinza vs cimento branco
Construtores usam concreto de cimento branco para decorar igrejas e outras estruturas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O cimento hidráulico é uma mistura de minerais em pó que endurece quando combinado com água. Em 1824, Joseph Aspdin inventou o cimento portland, que é o principal ingrediente do concreto. Os oito tipos de cimento portland variam desde os tipos I e IA, que são adequados para a maioria das utilizações estruturais, até o tipo V, que é adequado para estruturas expostas ao sulfato, desde o solo da superfície até o solo subaquático. Outros tipos de cimento incluem cimentos misturados, cimentos de expansão e cimento branco. Cimentos cinza e branco têm as mesmas capacidades estruturais, mas diferentes requisitos de processamento.

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes

As matérias-primas que compõem o cimento portland incluem pedra calcária, conchas, argila e minério de ferro. Os fabricantes as obtêm de pedreiras ou minas. O cimento cinza adquire a sua cor das matérias-primas que contêm ferro, manganês, crómio e óxidos de magnésio. Assim para produzir o cimento branco, os fabricantes precisam usar pedra calcária ou outros minério que contêm níveis muito baixos destes óxidos. O cimento branco deve conter agregados que não acrescentem cor, como o mármore.

Produção

Tanto o cimento branco quanto o cinza passam por processos de moagem e aquecimento. Em um forno com mais de 1400° C, as matérias-primas do cimento cinza formam pelotas duras, de coloração cinza-escuro conhecidas como "clinqueres ". Os produtores adicionam gesso ao clínquer resfriado e os moem para obter um fino pó, o cimento cinza. O cimento branco tem uma maior superfície reflexiva porque geralmente é mais fino do que o pó de cimento cinza. A Universidade da Califórnia, em Berkeley, recomenda o uso de forros e equipamentos de moagem feitos de cerâmica na produção do cimento branco, pois o equipamento metálico pode alterar a cor do mesmo por conter ferro e cromo.

Benefícios

O cimento cinza é um material durável para pontes, edifícios e outras estruturas. De acordo com o “Concrete Network,” a acessibilidade dos materiais do cimento cinza é muito maior e o custo de produção é cerca de 50% menor. O cimento branco tem as mesmas capacidades estruturais que o cimento cinza, mas é muito mais decorativo e não necessita ser repintado, isso o torna ideal para arcadas, hotéis e catedrais. As propriedades reflexivas do cimento branco adicionam visibilidade aos meiofios das rodovias e também eficiência energética para interiores de edifícios. Durante a produção, o cimento branco pode ser ainda mais decorativo por permitir a adição de pigmentos de cores permanentes.

Considerações

De acordo com a “Concrete Network,” projetos de concretos com cimento brancos necessitam de suplementos e cuidados especiais. Para manter a uniformidade da aparência, os construtores de um projeto de construção em massa devêm adquirir todo cimento branco a ser usado na obra de um único grande produtor. A “Concrete Network" recomenda que os construtores separem as betoneiras e agregados para trabalharem exclusivamente com o concreto de cimento branco e assim evitar a variação de cor por qualquer poeira, fibra ou resíduo. Moldes e formas para concreto feitos de fibra de vidro ou plástico que não soltam cor e são à prova de vazamento são ideais para prevenir manchas em concreto de cimento branco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível