O que é cimento emborrachado para asfalto?

Escrito por bridgette austin | Traduzido por aline ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é cimento emborrachado para asfalto?
Um dos componentes principais do cimento asfáltico são os pneus de terra reciclados (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Há possibilidades de você ter viajado ou dirigido em uma estrada construída com cimento asfáltico emborrachado. Este tipo de cimento asfáltico é usado para fazer um concreto de borracha aplicável a estradas para efeitos de reparação e estruturais. Das ruas comuns do bairro às vias montanhosas e planas estradas desertas, o cimento asfáltico de borracha é um elemento chave na produção de estradas seguras e duráveis.

Outras pessoas estão lendo

História

Os governos locais começaram a usar materiais de borracha de asfalto para aplicações como juntas de vedação e membranas durante o final da década de 1930. Mais pesquisas sobre borracha e misturas de cimento de asfalto foram realizadas ao longo dos anos 1940 e 1950. Ao mesmo tempo, avanços tecnológicos estão sendo feitos no uso de materiais de borracha vulcanizada e não-vulcanizada em pavimentos asfálticos. No entanto, a primeira formulação bem-sucedida ou "processo úmido" foi descoberta e lançada pelo engenheiro da City of Arizona, Charles H. MacDonald, em 1960. Além do Arizona, estados, incluindo Califórnia, Flórida e Texas, têm usado asfalto de borracha extensivamente na construção de estradas.

Composição

O asfalto emborrachado é feito de fragmentos de borracha — pedaços de pneu e materiais de borracha natural — e asfalto de pavimentação. O elemento de borracha corresponde a 15% do cimento e incha quando o cimento é aquecido. A mistura é combinada com outros aditivos durante os processos de aquecimento e pressurização, que podem incluir óleos de diluição, polímeros e agentes anti-despojamento.

A borracha natural usada no cimento emborrachado asfáltico melhora a adesão e flexibilidade, enquanto os aditivos ajudam na interação entre o asfalto e a borracha. Esta interação depende de fatores como temperatura, métodos de mistura e tipo ou fonte de borracha. A categoria do asfalto ou sua fonte também afetam o nível de interação ente o asfalto e os componentes de borracha.

Tipos

O cimento asfáltico emborrachado misturado com componentes minerais, como areia e cascalho, produzem concreto asfáltico de borracha. De acordo com a publicação "Asphalt-Rubber & RAC Materials and Mix Design", da Integrated Waste Management Board, as empresas de construção usam cimento de asfalto emborrachado com intervalos-graduados, abertura-graduada ou densos. A borracha de concreto asfáltico com intervalos-graduados é a mais comum, pois fornece uma forte resistência ao afundamento, rachaduras e outros estresses estruturais, e é usada principalmente para a construção de pavimentos e manutenção de estradas. Misturas de borracha com aberturas-graduadas são usadas ​​como sobreposições de superfícies finas, ao invés de elementos estruturais em estradas. O concreto de asfalto emborrachado denso é o menos utilizado, pois proporciona melhoria mínima da estrada, em comparação à sua aplicação e aos custos de manutenção.

Benefícios

Os benefícios do cimento asfáltico emborrachado com materiais agregados, como concreto, incluem o aumento da durabilidade, aumento de fricção e redução dos defeitos de superfície das estradas. À medida em que a estrada envelhece, rachaduras e crateras no pavimento representam gargalos rodoviários e riscos de segurança para os motoristas. O concreto de asfalto emborrachado como uma sobreposição de superfície também reduz a aquaplanagem e derrapagem no pavimento, facilita a drenagem e reduz significativamente o ruído de estrada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível