Cinco cafés da manhã surpreendentemente saudáveis

Escrito por josie ribeiro
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Cinco cafés da manhã surpreendentemente saudáveis
Faça do café da manhã seu aliado para uma vida saudável (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Por conta da correria do cotidiano ou para "economizar calorias", algumas pessoas pulam o café da manhã, a refeição mais importante do dia. Quanto mais você demora para comer, menos o seu metabolismo acelera, o que já elimina o argumento da perda de peso. Além disso, uma alimentação saudável todos os dias pela manhã melhora o funcionamento cerebral. Mude seus hábitos e aproveite nossas cinco sugestões de cardápio matinal!

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Para emagrecer

Se está com alguns quilinhos a mais, investir em um bom café da manhã com certeza irá ajudar você a perder peso. Faça uma refeição balanceada lembrando de colocar algum carboidrato complexo, uma proteína e uma fruta, mas cuidado com as calorias! Você pode, por exemplo, comer duas torradas light com grãos com uma fatia grossa de ricota e 10 morangos grandes o que, somados, dão apenas 203 calorias.

Cinco cafés da manhã surpreendentemente saudáveis
10 morangos tem apenas 60 calorias (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Light

Outra dica para quem quer emagrecer é trocar os alimentos. Ao consumir sempre as mesmas coisas, ficamos sem alguns nutrientes e com isso vem cansaço e aumento de peso. No grupo de carboidratos complexos você pode escolher entre uma colher de granola ou meia xícara de cereal integral sem açúcar. De proteína, duas boas opções são um iogurte light de frutas ou uma xícara de café com leite desnatado. Para fechar, uma fatia grossa de melão ou uma fatia média de melancia. Este café da manhã totaliza aproximadamente 220 calorias.

Cinco cafés da manhã surpreendentemente saudáveis
A granola sacia o apetite e tem apenas 62 calorias (uma colher) (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Pré-treino

Se você malha de manhã, precisa de uma boa alimentação para dar conta da variedade de exercícios, afinal de contas, saco vazio não para em pé. Treino em jejum é uma péssima ideia, mas comer exageradamente também é ruim, porque pode dar indisposição e derrubar seu rendimento. Se você tem pouco tempo entre o café e a academia pode comer uma banana amassada com mel e suco integral de uva ou torradinhas com suco natural. Mas lembre-se de reforçar a alimentação logo após o treino.

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A alimentação tem que fazer parte do treinamento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Para manter o peso

Para você que quer apenas manter o peso, o ideal é ter uma dieta de 2000 a 2500 calorias diárias. Evite os açúcares e as gorduras das bolachas recheadas, salgados fritos, leite integral e cereais com açúcar. O tradicional pão com café com leite é uma boa opção, mas retire o miolo se for pão francês e adicione leite desnatado. Acrescente uma fruta ou suco natural para completar sua rica e saborosa refeição.

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Faça uma refeição balanceada para manter o peso (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Gostoso e saudável

Caso você seja uma daquelas poucas pessoas que está satisfeita com o corpo, a quantidade de calorias não precisa ser a sua maior preocupação, mas sempre tenha cuidado com a saúde. Dê preferência aos alimentos ricos em nutrientes e que tenham menos gordura. Comece com uma omelete com queijo branco e peito de peru e duas torradas com geleia. Não esqueça da porção de frutas, pode ser uma banana, e do suco natural. Finalize com uma fatia de bolo sem cobertura e um café ou cappuccino.

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Quem não se preocupa com caloria pode investir em um café da manhã mais reforçado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

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