×
Loading ...

As cinco características da livre concorrência

Atualizado em 20 julho, 2017

A livre concorrência é uma das características do capitalismo, que é um tipo de sistema econômico e social baseado na privatização do capital, dos meios de produção, do trabalho e do comércio. Lucros são distribuídos para os proprietários ou usados para investir em tecnologia e indústria. Há cinco princípios básicos do sistema que são geralmente aceitos como elementos-chave de sua prosperidade.

O capitalismo é a base da economia dos Estados Unidos (stock exchange image by Christopher Walker from Fotolia.com)

Indivíduos

Para que uma sociedade capitalista seja bem-sucedida, deve haver indivíduos para atuarem como consumidores, trabalhadores e investidores. Consumidores influenciam padrões de produção através de decisões de compra. Trabalhadores determinam quais postos de trabalho devem ser criados e em quais mercados devem buscar trabalho. Investidores determinam quanto dinheiro economizar e quanto se deve investir para ajudar os negócios a crescerem.

Loading...

Negócios

Empresas de negócios determinam o que produzir e onde a produção deve ocorrer, influenciando nas compras. Negócios tentam influenciar as decisões dos consumidores usando marketing e propaganda para maximizar os lucros. Esta é a força motriz da sociedade capitalista.

O mercado

Livre mercado é a central de trocas de produtos e serviços. Em uma sociedade capitalista, os produtos e os serviços são controlados principalmente através de oferta e demanda, bem como pela competição. Leis existem para encorajarem competição no livre mercado e evitar monopólios.

Rendimentos

Os rendimentos ganhos em uma sociedade capitalista dependem principalmente das habilidades, junto com oferta e demanda. Pessoas com habilidades raras valem muito mais no livre mercado e podem exigir salários mais altos.

O governo

Na economia capitalista, o mercado não é controlado pelo governo (um sistema conhecido como laissez faire), mas ainda é regulamentado por ele. O governo cria leis para proteger os consumidores e garantir que a competição seja mantida ou promovida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...