Os cinco elementos essenciais da liderança eficaz

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por natalia peres
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Os cinco elementos essenciais da liderança eficaz
Um bom líder sempre se destaca conforme as pessoas o seguem por boa vontade (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Ser um líder eficaz envolve mais do que apenas vestir a roupa de um gerente ou diretor. Um bom líder tem que convencer as pessoas a fazerem normalmente o que ele quer que eles façam, voluntariamente e de bom grado. Nas organizações modernas este tipo de liderança é a mais procurada em um gerente ou executivo. Infelizmente, nenhum livro ou equipamento automaticamente fornecerá as ferramentas para a liderança eficaz. Em vez disso, um bom líder tem que aprender e praticar habilidades de liderança, apendendo com cada interação.

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Confiança

Os líderes eficazes têm e demonstram auto-confiança. No entanto isso não deve ser confundido com ego ou orgulho. Em vez disso, o líder eficaz lida confortavelmente com o desafio e mantém a calma diante de adversidades ou oposições. Essa confiança é testemunhada pelos subordinados e seguidores que apoiam essa pessoa e reforçam as instruções do líder.

Empatia

Os líderes eficazes não são conhecidos por serem frios com seus subordinados; em vez disso eles demonstram empatia e se relacionam com seus funcionários em uma base regular. Seja treinando, orientando, ouvindo, comparando ou compartilhando ideias, bons líderes tentam conhecer as pessoas como indivíduos e não apenas recursos.

Competência

Se um líder for dirigir um grupo efetivamente, ele precisa ter um compreensão básica de todas as habilidades envolvidas. A ignorância básica do "arroz com feijão" dos negócios da empresa vão resultar brevemente em confusões e perda de respeito pelos subordinados. Muitos gerentes tentam liderar as pessoas e deixar os problemas técnicos para funcionários específicos. Entretanto, bons líderes levam tempo para entender os processos do negócio que eles supervisionam para entender melhor a tomada de decisões relacionada com os envolvidos.

Experiência

Líderes eficazes aprendem com seus erros e entendem com o tempo quais questões e problemas evitar. Essa educação vem com a experiência. Algumas questões podem ser passadas pelos mentores ou livros, mas em última análise um líder eficaz aprende a liderar por tentativa e erro. Este entendimento vem dos erros cometidos, recuperação e melhora do desempenho na mesma tarefa da próxima vez. Então um líder experiente não apenas entende como tomar as melhores decisões, ele também ganha o respeito das pessoas que também passaram pelos mesmo erros como líderes e gestores.

Motivação

Quando um líder eficaz usa motivação, ele gera uma sinergia entre os seus seguidores e subordinados. As pessoas querer realizar e implementar o que o líder determina e orienta. Onde gestores básicos têm de orientar e dar ordens, líderes eficazes motivam as pessoas a quererem ajudar e realizar mais do que apenas o mínimo. Nos negócios e nas organizações, essa devoção pode gerar uma produtividade significativa e desempenho além das expectativas normais.

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