Mais
×

Cinco especiarias asiáticas e seus usos

Um dos principais temperos da cozinha asiática é uma combinação de cinco especiarias em pó. Ele é feito com partes iguais de canela, cravo, anis, erva-doce e pimenta de Szechuan. A canela e o anis conferem um sabor adocicado, enquanto a erva-doce e a pimenta fornecem um toque azedo. Os cravos apimentam a combinação.

Cinco especiarias em pó acrescentam sabor aos grãos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Carnes gordas

Esfregue o tempero em pó sobre carnes gordas para conferir-lhes sabor. O combinação penetrará na gordura e cozinhará juntamente com a carne. Experimente uma pequena quantidade para descobrir a quantidade de tempero que mais lhe agrada -- provavelmente só será preciso uma pequena quantidade. Esfregue as especiarias em bifes, carne de porco ou de pato antes de grelhá-los, para intensificar seus sabores.

Marinadas

Use as especiarias em pó para criar uma marinada à base de molho de soja e xerez. Prepare a marinada e submerja a carne escolhida na mistura por várias horas ou durante a noite. Os sabores mistos saturarão a carne e o resultado será um gosto azedo e adocicado. Grelhe, asse ou refogue-a a gosto.

Arroz e pratos de legumes

As cinco especiarias em pó acrescentam sabor a pratos de saladas ou arroz e vegetais. Use o tempero com moderação, de acordo com seu gosto. O anis cria um sabor pungente, que pode dominar o arroz ou os legumes, se utilizado em excesso. Os acompanhamentos temperados com as cinco especiarias em pó combinam melhor com carnes marinadas e vinhos secos leves.

Refogados

Use as cinco especiarias em pó em carnes refogadas. O bife, a carne de porco e as aves salteados combinam com o tempero, bem como vegetais folhosos, como o alho-poró. Refogue como de costume, com molho de soja ou teriyaki. Cozinhe a carne e os vegetais no molho e polvilhe as cinco especiarias em pó sobre o prato um pouco antes do término do preparo. Deixe o prato aquecer por cinco minutos, e sirva em seguida. As especiarias reforçarão o sabor da carne e conferirão um sabor pungente aos legumes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article