×
Loading ...

Cinco formas da energia cinética

Atualizado em 17 abril, 2017

Energia pode ocorrer em várias formas diferentes, como elétrica, elástica, gravitacional, nuclear e eletromagnética. Todas as formas de energia podem ser classificadas em duas classes principais; uma delas é a energia cinética. Existem várias propriedades da energia cinética que se aplicam a todas as formas de energia.

Energia pode ocorrer em várias formas diferentes, como elétrica, elástica, gravitacional, nuclear e eletromagnética (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Definição

A energia cinética é definida como a energia do movimento. Qualquer objeto em movimento, seja vertical ou horizontal, tem energia cinética. Ela é definida como a quantidade de trabalho necessária para acelerar um objeto do repouso até certa velocidade. Esse objeto permanecerá com a mesma quantidade de energia até que sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é necessária para desacelerar o objeto de volta ao repouso.

Loading...

Energia cinética rotacional

A energia cinética rotacional é a energia de um objeto em rotação, como o planeta Terra, que rotaciona em torno de um eixo. Ao invés de mover horizontal ou verticalmente, o objeto rotaciona. O módulo da energia cinética rotacional é influenciado pela velocidade angular, que é a velocidade de rotação em torno do eixo, do objeto. Outros fatores que influenciam o módulo desse tipo de energia é a distância do objeto até certa linha e o momento de inércia, que mede a resistência do objeto a movimentos.

Energia cinética vibracional

Energia cinética vibracional é a energia causada por um objeto quando ele está vibrando. Um exemplo comum seria um celular recebendo uma chamada, ou um instrumento musical sendo tocado. A energia criada pelas vibrações gera a energia cinética.

Energia cinética translacional

A energia cinética translacional é a energia criada devido ao movimento de um ponto até outro. O módulo dessa energia depende de duas coisas: a massa do objeto e sua velocidade. Na fórmula, a energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do objeto

Outros fatos

Energia cinética é uma quantidade escalar. Isso significa que ela pode ser descrita apenas pelo seu módulo (valor numérico). Assim como trabalho e energia potencial, a unidade de energia cinética no sistema métrico é o joule. O oposto da energia cinética é a energia potencial, que é a energia armazenada em um objeto. Quando o objeto entra em movimento, a energia potencial é convertida em energia cinética.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...