×
Loading ...

Cinco necessidades básicas de um animal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para sobreviver, um organismo precisa de nutrição, água, oxigênio, um hábitat e temperatura adequada. A falta de qualquer dessas necessidades fundamentais é prejudicial para a sobrevivência de um animal, no máximo, e seu crescimento e desenvolvimento, no mínimo.

Os tubarões precisam de um hábitat marinho (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Água

O nutriente mais importante para a sobrevivência é a água, de acordo com o Instituto de Alimentos e Extensão de Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida. A água é o meio em que todas as reações químicas ocorrem dentro do corpo de um animal. Se um animal perde um décimo de sua água por qualquer razão, os resultados são fatais. A água também tem função na excreção de resíduos, regulando a temperatura corporal e o transporte de alimentos.

Loading...

Alimento

Em termos de dieta, existem três tipos de animais: carnívoros, herbívoros e onívoros. Em um nível fundamental, o alimento fornece energia para os animais. As adaptações permitem que todos os animais obtenham alimento. Os herbívoros com dentes, por exemplo, têm dentes redondos grandes e planos que os ajudam a moer folhas de plantas e gramíneas. Alguns animais carnívoros, como ursos, cães e gatos grandes têm caninos e incisivos afiados para mastigar carne com facilidade. O sistema digestivo de animais tem proteínas conhecidas como enzimas que quebram a comida e a convertem em energia.

Oxigênio

Todos os animais devem respirar oxigênio para sobreviver. Espécies terrestres recebem oxigênio do ar, o qual inalam diretamente para os pulmões. Espécies de água doce e marinhas filtram o oxigênio da água usando suas brânquias. O oxigênio também é importante na destruição de bactérias nocivas no corpo sem sacrificar as bactérias necessárias.

Temperatura

A temperatura externa é um fator importante para a sobrevivência dos animais. Dos grupos de vertebrados, os anfíbios, répteis e peixes – animais de sangue frio – assumem a temperatura de seu ambiente. A maioria tem a pele fina. As aves e os mamíferos, por outro lado, que são denominados de sangue quente, podem regular sua própria temperatura corporal. No entanto, alguns mamíferos, como ursos, esquilos e morcegos, hibernam durante o inverno para evitar temperaturas mais frias. A hibernação permite aos animais viver de gordura corporal armazenada e deixar a temperatura corporal cair cerca de dez graus centígrados.

Hábitat

Todo animal precisa de um lugar para viver – um lugar onde ele possa encontrar comida, água, oxigênio e temperatura adequada. Um hábitat também oferece abrigo contra os elementos, proteção contra predadores, um companheiro para reprodução e um lugar para criar seus filhotes. Alguns exemplos de hábitats são florestas caducifólias e coníferas, pântanos, desertos, savanas, florestas tropicais e o oceano. Alguns animais usam vários lugares a seu favor. Por exemplo, alguns pássaros voam sobre pastagens em busca de comida, mas constroem seu ninho em florestas densas ou nas copas das árvores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...