As cinco principais funções da Cadeia de Valor

Escrito por richard morgan | Traduzido por gustavo curiel
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As cinco principais funções da Cadeia de Valor
Utilize a Cadeia de Valor de Porter e otimize sua produção (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Em seu livro de 1985, "Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance", o autor Michael Porter introduziu ao mundo o conceito de "cadeia de valor." A cadeia de valor é uma série de atividades projetadas para criar valor em um produto que seja maior do que o custo de fornecimento do produto. Seguindo a cadeia de valor, lucros são gerados dentro de uma empresa.

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Cinco funções

Porter descreveu cinco funções dentro da cadeia de valor, incluindo: logísticas de entrada, operações, logísticas de saída, marketing e vendas, e serviços. Quando as cinco funções são propriamente postas em movimento, uma companhia gera lucro no produto sendo criado. Ao certificar-se de que cada uma das cinco funções operam eficientemente e da maneira de maior custo-benefício, o valor é adicionado ao produto. Ao estar apto a produzir um produto de qualidade a um custo razoável, o valor total do produto é encontrado.

Logísticas de entrada

A primeira função da cadeia de valor vem da logística de entrada. As companhias precisam de uma forma de receber e estocar insumos necessários para a produção de seus produtos, bem como um meio para distribuir os materiais. Quanto mais eficiente as logísticas de entrada, maior o valor gerado no primeiro estado da cadeia de valor.

Operações

O próximo estado da cadeia de valor são as operações. As operações tomam os insumos da logística de entrada e confeccionam o produto. Naturalmente, quanto mais eficientes as operações de uma empresa, mais dinheiro ela economizará, proporcionando maior valor total.

Logísticas de saída

Após o produto estar completo, a próxima função da cadeia de valor são as logísticas de saída. Aqui, o produto deixa a unidade de produção e é enviado para vários atacadistas, distribuidores ou mesmo para o próprio consumidor final.

Marketing

O marketing e as vendas são a quarta função da cadeia de valor. É a forma pela qual os consumidores passam a conhecer o produto, através do marketing e das vendas. Os custos de propaganda são uma parte dessa função da cadeia de valor, assim como quaisquer outros custos incorridos na propagação da palavra sobre o produto criado.

Serviços

A função final da cadeia de valor é o serviço. O serviço abrange muitas áreas, partindo de quaisquer necessidades de instalação até o tratamento ao cliente após a venda do produto. Esta função também lida com qualquer treinamento necessário para utilizar o produto de forma segura e correta. Possuir um componente forte de serviço na cadeia de abastecimento proporciona aos clientes o suporte necessário, aumentando, portanto, o valor do produto.

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