on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os cinco sentidos: atividades sobre o paladar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O aprendizado dos cinco sentidos é tipicamente um foco no currículo das aulas da primeira infância e do Ensino Fundamental. Através de diversas atividades, as crianças podem explorar os seus sentidos e descobrir as razões pelas quais eles são importantes. Ao discutir o sentido do paladar, proporcione às crianças oportunidades para colocar esse sentido para funcionar e envolvê-los em diferentes tipos de atividades de testes de paladar.

Explore o sentido do paladar com comida (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Diga o gosto

Teste o paladar das crianças com essa atividade. Escolha alimentos com gostos variados; chocolate, morangos, bananas e limões, por exemplo. Permita que elas saboreiem os itens enquanto olham para eles e incentive-as a tentar memorizar seus gostos. Depois de degustar os itens, ponha uma venda nas crianças e repita a degustação de cada um dos itens. Pergunte se elas podem identificar o que cada item é, baseando-se apenas em seu sentido do paladar.

Loading...

Prevendo gostos

Essa atividade incentiva as crianças a preverem como são os diferentes tipos de alimentos que provarão e se vão ou não gostar deles. Ofereça às crianças alimentos que têm gostos particulares; doce, azedo e salgado, por exemplo. Depois de fazerem suas previsões, permita que elas provem cada alimento e pergunte-as se suas previsões estavam corretas ou incorretas. Fale sobre como as papilas gustativas afetam o sentido do paladar e explique que cada pessoa tem diferentes papilas, fazendo com que alguém ame um alimento que outra odeia.

Cheirando e provando

O sentido do olfato tem um grande impacto sobre o paladar, pois os dois estão conectados através de vias compartilhadas. Permita que as crianças explorem como os dois sentidos estão inter-relacionados com essa atividade. Descasque uma maçã e uma batata e corte-as em tamanhos e formas parecidas --- maçãs e batatas são semelhantes em seu interior, ainda que tenham gostos muito diferentes, tornando-as alimentos ideais para essa atividade. Peça às crianças para provarem os alimentos com seus narizes abertos e verem se podem determinar qual é a maçã e qual é a batata. Peça que apertem seus narizes para fechá-los e, em seguida, provem cada item novamente. Pergunte se elas são capazes, agora, de identificar qual é qual. Elas provavelmente terão dificuldade em dizer a diferença quando seus narizes estiverem fechados.

Provando temperos e adoçantes

Temperos e adoçantes são usados ​​para dar sabor aos diferentes tipos de alimentos. Use essa atividade para permitir que as crianças explorem como estes produtos alteram o sabor de itens diferentes. Corte uma laranja em pedaços e convide as crianças para saborear a fruta pura. Peça às crianças para descreverem o sabor da fruta e que digam se gostaram ou não dele. Dê açúcar para elas e as instrua a espalharem o mesmo sobre a superfície de um outro pedaço de laranja. Diga para provarem a laranja com açúcar e peça a elas para compararem o sabor da fruta pura com a fruta adoçada. Por último, elas deverão polvilhar sal em outro pedaço de laranja e depois, incentive-as a sentirem o gosto. Peça para que comparem os três pedaços de fruta e discutam como os aditivos alteraram seus gostos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...