×
Loading ...

Cinza de madeira para controlar vermes em cabras

Atualizado em 21 março, 2017

Vermes parasitas são uma grande preocupação para um fazendeiro que cria cabras. Os tratamentos químicos contra vermes estão amplamente disponíveis, mas alguns criadores preferem não usá-los, pois são tóxicos e podem surtir um efeito negativo sobre o ambiente. Alguns aplicam cinzas de madeira ou carvão como um remédio alternativo.

Alguns criadores de cabras usam cinzas de madeira como vermífugo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sintomas dos vermes

Uma cabra infestada por vermes pode manifestar uma variedade de sintomas, como pelagem opaca, gengivas pálidas, tosse constante, falta de apetite, diarreia e queda na produção de leite. Ela pode também aparentar estar sem energia. Os vermes podem ser encontrados nas fezes do animal.

Loading...

Uso das cinzas de madeira

Por preferirem não usar produtos químicos, alguns criadores experimentam soluções naturais com supostas propriedades vermífugas. Isso inclui alho, pimenta-caiena, cinzas de madeira e carvão. Já que as sobras da fogueira sempre contêm cinzas de madeira e carvão, ambos acabam formando um único composto. Os fazendeiros que usam fogões à lenha podem obter esse remédio a partir de suas sobras.

A eficácia da cinza de madeira

A eficácia das cinzas de madeira e do carvão como alternativa natural a vermífugos é essencialmente anedótica. Alguns agricultores têm relatado resultados leves, mas positivos. No entanto, de acordo com um artigo da McGill University's Ecological Agriculture Project's sobre o controle de parasitas internos, não há evidencias científicas que comprovem a eficiência do uso de cinzas e carvão no combate contra vermes. O mesmo se dá com o uso do peróxido, outro elemento usado apenas de acordo com a sabedoria popular, em vez de dados científicos.

Efeitos no leite

De acordo com um estudo sobre cabras na Nigéria, conduzido pela Universidade Abubakar Tafawa Balewa, as cinzas podem chegar até o leite da cabra. Cabras cuja alimentação continha 8,4 % de cinzas misturadas com outros ingredientes, como proteína, farelo de arroz e farelo de milho, produziam leite com uma maior quantidade de cinzas em comparação com as vacas. Os agricultores que criam cabras leiteiras devem estar cientes de que o uso de cinzas no combate aos vermes pode aumentar o teor dessa substância no leite que os animais produzem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...