Circuito de treinamento de boxeador olímpico

Escrito por steve silverman | Traduzido por ricardo guardati
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Circuito de treinamento de boxeador olímpico
Socar a bolsa-pera é parte importante de qualquer treinamento de circuito de boxe (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Para boxear em um nível amador muito alto, como nos Jogos Olímpicos, você deve treinar muito para estar na melhor forma possível e aprimorar as habilidades utilizadas no ringue. O treinamento em circuito — uma série de exercícios aeróbicos e anaeróbicos com descanso mínimo entre eles — pode ajudá-lo a aprimorar sua rapidez, resistência, força explosiva e habilidades de boxe.

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Rapidez

Para ter alguma chance de ser um boxeador de sucesso, você deve ser rápido toda vez que entrar no ringue. Uma das principais ferramentas do boxe para se ganhar velocidade é pular corda. Os boxeadores pulam corda todos os dias e, muitas vezes, esse é o primeiro passo de seu programa de exercícios. Pule corda por três minutos por ciclo, faça uma pausa de um minuto e pule por mais três para trabalhar sua rapidez.

Precisão nos socos

Você deve conseguir socar com rapidez e precisão para ter alguma chance de ir para as Olimpíadas. A melhor ferramenta para trabalhar a precisão é a bolsa-pera. Use o método 1-2-3 para bater na bolsa. Nesse exercício, você deve bater no saco com um jab de esquerda, deixá-lo ir para trás, aguardar até que volte para a frente e vá para trás novamente antes de dar um novo soco. Bata dessa maneira em uma série de três minutos. Adicione seu cruzado de direita, gancho de esquerda e jab direito.

Treinamento de força

Para ter chance de competir em nível olímpico, você deve trabalhar sua força para fortalecer seus socos. Em vez de fazer exercícios de levantamento de peso tradicionais com halteres, use barras para ganhar força na parte superior de seu corpo, ombros, braços e mãos, como sugere o website Sports Fitness Advisor. Para obter mais explosão em seus socos, faça múltiplas repetições, com pesos mais leves.

Exercícios pliométricos

Para obter velocidade explosiva no ringue e colocar mais energia no soco, faça exercícios pliométricos, pulando caixas. Fique à direita de uma caixa de 35 centímetros no ginásio. Salte sobre ela de maneira a passar para o lado esquerdo da caixa. Salte de volta para o lado direito da mesma. Pule 15 vezes sem parar de um lado para o outro. Faça uma pausa de 30 segundos e repita a série.

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