O que são círculos de luz nas fotos?

Escrito por ginger voight Google | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são círculos de luz nas fotos?
Antes de achar que fotografou um fantasma busque explicações mais naturais para o fenômeno (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando as câmeras digitais se tornaram comuns, um misterioso fenômeno fotográfico começou a ocorrer. Pequenos círculos de luz apreciam nas fotos, mas não eram visíveis no momento em que a imagem era capturada. A explicação sobre a causa destes círculos vai depender simplesmente de para quem você está perguntando. Há duas grandes linhas de pensamento a respeito das órbitas que vão desde causas naturais até paranormais.

Outras pessoas estão lendo

Evidência de atividade paranormal

No elenco de evidências fotográficas de atividade paranormal estão as fotos com as esferas brancas, principalmente se as fotos tiverem sido tiradas em locais tidos como naturalmente "assombrados", como cemitérios por exemplo. Como as esferas parecem uma luz sobrenatural, que não é visível a olho nu, alguns entusiastas da paranormalidade acreditam que elas são energia espiritual ou fantasmas. Para o grupo que considera a existência de vida após a morte, as esferas claras e, às vezes, coloridas são consideradas o indício para solução da questão que ainda não fomos capazes de responder.

O que são círculos de luz nas fotos?
Atividade paranormal capturada nas fotografias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fenômeno natural

Como não era comum que as esferas fantasmagóricas aparecessem quando fotografadas com filme 35mm, um certo ceticismo começou a surgir junto com a onda de fotos de espíritos. A explicação mais comum para os círculos é simplesmente poeira, umidade ou luz refletida, que fariam os círculos variarem em luminosidade. Esta explicação é refutada pelos que acreditam na hipótese paranormal alegando que não havia poeira, umidade ou luz que pudesse refletir no local onde as fotos foram tiradas.

O que são círculos de luz nas fotos?
Umidade, poeira e luz podem ser a causa das esferas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Círculos de confusão

Outra explicação comum para este fenômeno é a de que as esferas nada mais são do que insetos que foram fotografados. Esta possibilidade também é rejeitada por aqueles que mantêm a crença de que as esferas são espíritos em sua forma natural argumentando que as esferas são perfeitamente redondas. A Associação de Estudo Científico dos Fenômenos Anômalos (Association for the Scientific Study of Anomalous Phenomena - ASSAP), que desenvolve estudos científicos sobre os fenômenos incomuns, coloca que as esferas que aparecem nas fotos são "círculos de confusão" não importando qual o formato real do objeto capturado na imagem. Esta é uma expressão do campo da fotografia para referir-se a algo fora de foco ou ao efeito embaçado que nada mais é do que o reflexo de um objeto na cena ou muito próximo à lente quando a fotografia foi tirada.

O que são círculos de luz nas fotos?
Círculos de confusão: objetos próximos a lente podem causar este efeito (Chad Baker/Stockbyte/Getty Images)

Teorias conflitantes

Os sites de caça-fantasmas, como o Ghost Research, não aceitam mais fotos de esferas luminosas como evidência de atividade paranormal devido à alta probabilidade de elas serem desmitificadas com argumentos científicos. Para a busca por fantasmas em fotografias, a Ghost Study sugere que sejam utilizados os filmes 35mm, uma vez que as esferas são bastante incomuns nas fotos tiradas com câmera de filme. Apesar disso, ainda há pessoas que defendem que alguns dos círculos são, de fato, fantasmagóricos. Alguns, inclusive, tentam simular as mesmas condições da foto anterior para provar que as esferas são indício de atividade paranormal, em um esforço para desmascarar o desmascarado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível