Saúde

Cirurgia a laser para dor nas costas

Escrito por eric rose | Traduzido por matheus castro

A propaganda da cirurgia a laser para a dor nas costas se tornou um grande negócio, e não há escassez de sites na internet, anúncios de rádio, de televisão e até mesmo cartazes em paradas de ônibus mostrando as melhores e mais recentes inovações cirúrgicas que irão curá-lo de sua dor nas costas. Nesses anúncios, centros de lasers para a coluna costumam citar suas técnicas seguras minimamente invasivas, com altas taxas de sucesso e tempos curtos de recuperação.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos

A cirurgia minimamente invasiva para dor nas costas, seja a laser ou qualquer outro procedimento endoscópico, vem com algumas vantagens óbvias sobre a cirurgia tradicional "de abertura". Devido aos procedimentos minimamente invasivos requererem incisões menores, há menos hemorragia durante a cirurgia e menos cicatrizes no tecido formado depois. É também possível fazer cirurgias a laser com anestesias locais e seguras, e como essas cirurgias não causam tanta perturbação aos músculos e tecidos circundantes como a cirurgia "de abertura", elas geralmente requerem apenas uma curta permanência no hospital. A maioria dos procedimentos a laser têm tempos de recuperação de menos de duas semanas.

Procedimento de cirurgia a laser

A maioria das cirurgias lombares são realizadas para aliviar a pressão que um disco saliente ou peça de material ósseo está aplicando aos nervos da coluna vertebral, e o objetivo da cirurgia a laser para as costas é aliviar os nervos dessa pressão, causando o mínimo de trauma à área da coluna vertebral possível. Para atingir esse alívio através de uma cirurgia a laser, o cirurgião fará uma incisão que não é maior do que o necessário para acomodar as ferramentas (menos de 2,5 cm de comprimento). Depois que um portal especial é inserido na incisão, um laser é usado para dissolver partes de discos salientes ou hérnia. Esse procedimento curto e minimamente invasivo, geralmente leva menos de uma hora para se executar e, embora você deva consultar seu cirurgião sobre a taxa de sucesso, se a fonte da dor nas costas do paciente for de fato a pressão sobre o nervo espinhal, o alívio deve vir quase imediatamente após a cirurgia.

Equívocos

Devido aos lasers não poderem cortar o osso, em geral, a maioria das cirurgias a laserr são algum tipo de discectomia, um procedimento em que as partes do abaulamento ou hérnias de disco são dissolvidas pelo raio. A remoção de qualquer material do osso durante um procedimento cirúrgico irá exigir o uso de ferramentas mecânicas especialmente adaptadas. Embora a cirurgia a laser para a dor nas costas tenha sido realizada nas últimas décadas, sua eficácia nunca foi estudada em ensaios clínicos controlados e ela não é oferecida por muitos hospitais ortopédicos importantes, como a Clinica Mayo de Minnesota e o Hospital de Cirurgias Especiais de Nova York. Esses hospitais oferecem cirurgias minimamente invasivas, porém com uso de instrumentos tradicionais, que foram especialmente adaptados para remover o disco e o tecido ósseo.

Alternativas

Quando a cirurgia a laser para a coluna vertebral e outros métodos minimamente invasivos, como a endoscopia tradicional, possuem um histórico no alívio da dor, a condição da coluna vertebral do paciente, às vezes, pode indicar um tipo diferente de cirurgia ou mesmo nenhuma. Muitas pessoas que sofrem de dores nas costas vão descobrir alívio através de abordagens não-invasivas, tais como fisioterapia e repouso. Aqueles com problemas mais graves na coluna vertebral que requerem, entre outros processos, a instalação de discos artificiais, ou a fusão das vértebras, serão sujeitados a modos mais invasivos para que esse equipamento seja devidamente instalado na coluna vertebral.

Considerações

Mesmo com as vantagens de técnicas minimamente invasivas, a cirurgia da coluna vertebral é uma escolha séria e vem com um conjunto claro de riscos para qualquer candidato. Devido a isso, é direito e responsabilidade do paciente entender tudo sobre o procedimento cirúrgico, especialmente sua viabilidade e taxa de sucesso, antes de decidir passar por isso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media