Mais
×

Cirurgia de remoção de olhos em cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lesões oculares em cães, infelizmente, são bastante comuns. Uma enucleação (remoção do olho), é por vezes necessária. Após a cirurgia, a maioria dos cães podem ter expectativas de vidas normais e se ajustam muito bem com apenas um olho.

Os cães podem viver uma vida normal mesmo depois de terem um olho removido (dog image by Lina Miseviciute from Fotolia.com)

Razões para a remoção de olhos

Lesões como lacerações, proptose (onde o olho é forçado para fora da cavidade ocular), lesão contundente aos olhos e/ou pálpebras, lesões corporais devido a agentes estrangeiros, deformidades congênitas, lesões por garras gatos, ferimentos de mordidas de cães, câncer, lacerações da córnea, feridas de tiros e lesões graves na cabeça/olho por ser chutado por um cavalo ou atropelado por um carro podem causar esse tipo de trauma grave no olho, que talvez precise ser removido. Picadas de insetos e queimaduras químicas (como uma pulverização no olho), também podem causar danos significativos. Mordidas de cães e arranhões de gatos podem ser especialmente perigosos, pois carregam bactérias junto com a lesão, o que pode levar rapidamente à infecção.

O que esperar

Existem duas opções, em procedimentos específicos para retirar o olho. Em um procedimento (a exenteração), todos os tecidos, incluindo os músculos, são removidos. Em uma enucleação, o globo ocular é retirado e as bordas das pálpebras são costuradas, fazendo o olho de seu cão parecer fechado. Após a cirurgia, o local deve ser protegido. Uma coleira em forma de cone ajudará a impedir que o seu cão coce o local. Também podem ser prescritos antibióticos orais e analgésicos. Espere ver algum inchaço no local da cirurgia e uma secreção sanguinolenta possivelmente leve. Ambos estes efeitos devem desaparecer dentro de alguns dias.

Custo

O custo varia de acordo com o seu veterinário, mas segundo especialistas, a enucleação custa entre R$ 2893,00 a R$ 3786,00 (desde junho de 2010).

Prevenção

Às vezes, a cirurgia para remover o olho é inevitável, mas deve ser uma prioridade para ver um veterinário imediatamente devido a qualquer lesão no olho do seu cão, não importa quão pequena possa parecer à primeira vista. Mantenha uma coleira cone na mão para colocar no seu cão para impedi-lo de esfregar, lamber e coçar seus ferimentos. Avanços na medicina veterinária fazem o possível para salvar a visão do cão com mais frequência que no passado.

Aviso

Se o seu cão sofrer um inchaço grave ou secreção no local da cirurgia após o procedimento ou mostrar sinais de não se sentir bem (como febre, letargia ou não comer), contacte o seu veterinário imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article